Folha de S. Paulo


BB patrocinou programa de Val Marchiori

O Banco do Brasil patrocinou o quadro apresentado pela socialite Val Marchiori no programa de TV Amaury Jr., entre 2010 e 2011, durante a gestão de Aldemir Bendine na presidência da instituição.

Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", a publicidade custou R$ 350 mil ao ano e durou só enquanto Marchiori trabalhou no programa.

"[O patrocínio era] só para ela. Ela trouxe o patrocínio, o quadro trouxe o patrocínio", disse o apresentador Amaury Jr., em entrevista à TV UOL em abril de 2012.

Marchiori e Bendine, agora presidente da Petrobras, são amigos há alguns anos. Conforme a Folha revelou na segunda (23), um ex-vice-presidente do BB afirmou, em depoimento ao Ministério Público, que Bendine deu carona a Marchiori num jato a serviço do BB, em abril de 2010, em uma missão oficial do banco na Argentina.

Marlene Bergamo - 13.dez.2011/Folhapress
A socialite Val Marchiori, na época do reality show que acompanhava mulheres de alto poder aquisitivo
A socialite Val Marchiori, na época do reality show que acompanhava mulheres de alto poder aquisitivo

Eles ficaram hospedados no mesmo hotel em Buenos Aires. Três anos depois, o BB emprestou R$ 2,79 milhões à Torke Empreendimentos, empresa da socialite, driblando uma série de regras internas da instituição e a juros subsidiados pelo governo.

Bendine e o BB negam que ela tenha voado no jato a serviço do BB e que o banco tenha pagado a estadia de Marchiori. Segundo Bendine, a estadia foi coincidência.

Por determinação do Ministério Público Federal, a Polícia Federal instaurou neste mês um inquérito para apurar se houve irregularidades na concessão do empréstimo. Marchiori tinha restrições de crédito e renda insuficiente para obter o financiamento. O BB afirma que o crédito seguiu corretamente as regras da instituição.

No Programa Amaury Jr., Marchiori apresentou um quadro sobre viagens e bens de luxo. Em meados de 2011, ela deixou o programa, na Rede TV!, para participar do Mulheres Ricas, na Bandeirantes.

"A participação no programa Amaury Jr. ocorria por meio de compras avulsas nos intervalos comerciais (ou seja, não era patrocínio), levando em consideração o público-alvo das campanhas publicitárias. É o mesmo procedimento adotado no caso de outros programas da emissora. Os investimentos realizados no programa Amaury JR nos anos de 2010 e 2011 representaram 5,7% de todo o valor aplicado na Emissora REDETV, no período", informou o BB em nota.

Em seu site, Marchiori negou que tenha sido beneficiada pelo Banco do Brasil em suas atividades profissionais.


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