Folha de S. Paulo


Deputados da CPI receberam doações de empreiteiras

Empreiteiras investigadas no escândalo da Petrobras fizeram doações nas eleições de 2014 para seis deputados escalados para participar da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara, que será instalada na quinta (26), para investigar irregularidades na estatal.

As prestações de contas entregues à Justiça Eleitoral de outros quatro deputados indicados para a CPI mostram que eles receberam de colegas de legenda repasses oriundos de recursos dessas empreiteiras, que teriam custeado material conjunto de campanha.

Esses dez congressistas receberam juntos R$ 1,6 milhão em transferências da Brasken, Engevix, Queiroz Galvão, Odebrecht, UTC, OAS, Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia. As doações foram registradas legalmente na Justiça Eleitoral e não há notícia de que estejam sob suspeita ou investigação.

Ao todo, as empreiteiras que são alvo da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, doaram nas eleições do ano passado R$ 50 milhões a 243 congressistas (41% do Congresso), priorizando nomes do PP, PMDB, PT e de partidos da oposição.

Alan Marques - 18.out.2014/Folhapress
O deputado tucano Antonio Imbassahy, em reunião da Comissão Mista de Orçamento
O deputado tucano Antonio Imbassahy, em reunião da Comissão Mista de Orçamento

Foram feitas contribuições para governistas e oposicionistas que foram escolhidos nas últimas semanas para integrar a CPI. Os beneficiados diretamente são Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Paulo Pereira da Silva (SD-SP), Antonio Imbassahy (PSDB-BA), Júlio Delgado (PSB-MG), Onyx Lorenzoni (DEM-RS) e Otávio Leite (PSDB-RJ).

Na CPI da Petrobras de 2014, que contou com deputados e senadores, Imbassahy e Júlio Delgado fizeram parte da tropa de choque da oposição contra a blindagem do governo às investigações.

A declaração à Justiça mostra ainda que os deputados João Carlos Bacelar (PR-BA), Paulo Magalhães (PSD-BA) e Felix Mendonça Júnior (PDT-BA) receberam recursos das empreiteiras que saíram da campanha do atual governador Rui Costa (Bahia).

O deputado Bruno Covas (PSDB-SP) recebeu doação de material feita pelo deputado estadual Orlando Morando (PSDB-SP), que usou recursos da OAS para ajudar o colega. A Justiça Eleitoral determina o registro do repasse.

Dos 27 deputados titulares da CPI, os líderes da Câmara indicaram 15 nomes. Ainda restam 12 indicações do PP, PT, PMDB, PPS e PSC. PMDB e PT devem ficar com os cargos de comando, que influenciam no ritmo de trabalho.

Entre os cotados do PMDB para a presidência do colegiado está o deputado Hugo Motta (PB), que recebeu doações da Odebrecht. Opções do PT para ocupar a relatoria, os deputados Vicente Cândido (SP) e Marco Maia (RS), que resiste ocupar o posto, também receberam recursos das empreiteiras.

OUTRO LADO

A maioria dos integrantes da CPI que aparecem na lista de doações das empresas investigadas pela PF disseram que os repasses foram legais. Os deputados alegaram ainda que não há nenhum tipo de prejuízo para os trabalhos da CPI, uma vez que não mantêm relação com as empresas.

"Tenho oito mandatos e sempre fui pautado pela minha independência", afirmou o deputado Arnaldo Faria de Sá. Júlio Delgado disse que as doações são legais e que não tem relações com a Petrobras.

Antonio Imbassahy disse que as doações foram legais e não podem ser confundidas com o esquema. Otavio Leite ressaltou a legalidade do repasse e disse que não tem influência no trabalho legislativo. Paulo Pereira promete "jogar duro na CPI para passar a Petrobas a limpo".

Felix Mendonça Júnior afirmou que as transferências são da campanha do governador Rui Costa e não tem relação com ele. Bruno Covas informou por meio de sua assessoria que "não procede a informação de doação" da OAS para sua campanha e que há apenas "a identificação da doação de material feita pelo deputado Orlando Morando, na qual consta a OAS, como doadora do próprio Orlando e não do tucano." A Folha e as assessorias não localizaram os deputados João Bacelar e Paulo Magalhães.


Endereço da página:

Links no texto: