Folha de S. Paulo


Governador do RS nomeia sua mulher para secretaria

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), concedeu status de secretária de Estado à primeira-dama, Maria Helena, em uma manobra que favorece a sua base de apoio na Assembleia Legislativa.

Maria Helena, 62, concorreu a deputada estadual em 2014 e acabou na segunda suplência da coalizão. Ela deveria assumir a vaga na Casa porque o primeiro suplente de sua coligação e um dos deputados eleitos já tinham sido nomeados secretários.

Pelas regras, a única justificativa para não assumir o cargo seria uma licença para se tornar secretária de Estado. Sartori, então, criou na quinta-feira (12) o cargo de "Secretária de Estado Extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais".

Com a saída da primeira-dama, assume uma vaga no Legislativo o veterano peemedebista Ibsen Pinheiro, um dos nomes mais conhecidos do partido no Estado. Terceiro suplente, ele foi um dos estrategistas da vitoriosa campanha eleitoral de 2014 e integrou a equipe de transição.

Ao se licenciar, Maria Helena disse que entende que não poderia exercer simultaneamente as funções de deputada e de primeira-dama. Também afirmou que vai abrir mão de 50% do salário de secretária de Estado. "Não vou ter como dizer em que momento estarei sendo secretária e em que momento estou sendo primeira-dama", justificou, na Assembleia.

O Estado já possui outra secretaria que trata de projetos na área –a de Trabalho e Desenvolvimento Social.

CORTE DE PASTAS

Antes mesmo de assumir o governo, Sartori decidiu cortar uma série de pastas mantidas pelo antecessor, Tarso Genro (PT), como uma forma de poupar gastos. A extinção da Secretaria de Políticas Para Mulheres provocou protestos na sua posse, em janeiro.

De acordo com o PMDB, Sartori tomou a iniciativa de criar o cargo de secretária extraordinária para evitar que parecesse que ele estava beneficiando sua mulher ao convocar deputados eleitos para o secretariado.

A primeira-dama já tinha exercido dois mandatos na Assembleia Legislativa. No Gabinete de Políticas Sociais, ela afirma que vai trabalhar em ações contra a violência escolar e pela prevenção de acidentes nas escolas.


Endereço da página: