Folha de S. Paulo


PF vai apurar participação da Andrade Gutierrez em desvios na Petrobras

A Polícia Federal vai abrir um inquérito para apurar a participação da construtora Andrade Gutierrez no esquema de corrupção na Petrobras. A medida deve ser tomada na próxima semana.

Embora tenha sido citada em depoimentos colhidos ao longo da Operação Lava Jato, até o momento, a construtora não consta no rol de investigadas pelo esquema.

A empreiteira é apontada como uma das integrantes do chamado "clube", formado por pelo menos 16 grandes construtoras suspeitas de participar do cartel que atuava nas obras da estatal, com fraude em licitações e pagamento de propina a agentes públicos.

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa (Abastecimento) confessou, numa das etapas de sua delação premiada, que recebeu propina da Andrade Gutierrez.

Costa afirma que, no primeiro momento, os valores pagos ilegalmente pela empreiteira eram recolhidos pelo doleiro Alberto Youssef e tinham como destino final o PP (Partido Progressista).

"A empresa, mesmo após ganhar algum contrato no âmbito da Diretoria de Abastecimento, custava a depositar o valor devido ao PP (...)", acusou Costa.

Zanone Fraissat - 19.ago.2013/Folhapress
O empresário Otávio Marques de Azevedo, durante jantar em homenagem ao prefeito Eduardo Paes (PMDB-RJ)
O empresário Otávio Marques de Azevedo, durante jantar em homenagem a Eduardo Paes (PMDB-RJ)

Ainda de acordo com o ex-diretor, "a partir de 2008 ou 2009", coube ao lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano e acusado de atuar em favor do PMDB, começar a intermediar o recebimento da propina da Andrade Gutierrez.

"Isto significou que os valores pagos por aquela empreiteira passariam a ser destinados ao PMDB, que tinha em Fernando Soares seu operador", relatou.

Paulo Roberto Costa diz, num outro trecho, que Baiano "tinha um negócio em comum" com o presidente da holding, Otávio Azevedo. Ele não detalha, porém, qual seria relação entre ambos.

Numa das levas da delação premiada de Paulo Roberto Costa enviadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) à primeira instância da Justiça, consta um depoimento específico sobre a Andrade Gutierrez, conforme escreveu a Polícia Federal no documento. Esse termo, porém, até agora não veio a público.

LUCRO

Além do ex-diretor da estatal, Youssef também acusou a empreiteira de ter se beneficiado do esquema de corrupção na Petrobras.

Como só agora os investigadores reuniram elementos suficientes para abrir um inquérito específico contra a Andrade Gutierrez, a construtora não foi alvo da sétima etapa da Operação Lava Jato, deflagrada em novembro.

Na ocasião, a Polícia Federal prendeu vários executivos e cumpriu diversos mandados de busca e apreensão em endereços das empreiteiras e de seus dirigentes.

A Andrade Gutierrez está entre a maiores empresas do país. Com foco principal voltado à construção civil, a holding teve lucro líquido de R$ 436 milhões em 2013.


Endereço da página: