Folha de S. Paulo


Petista distribui medalhas para dez parentes na Assembleia do RS

Após ter recebido 20 mil votos a menos do que na eleição de 2010, uma deputada estadual do Rio Grande do Sul encerrou seu mandato com uma cerimônia oficial na Assembleia onde homenageou mais de 20 pessoas da sua família, entre elas as duas netas –de um e quatro anos.

No evento, promovido exclusivamente para a deputada Marisa Formolo (PT) num salão ao lado do plenário na quarta (21), foram distribuídas dez medalhas de distinção do Legislativo a irmãos e filhos da parlamentar.

Armando, irmão da deputada, foi o escolhido para receber, em nome da família, a mais alta honraria da Assembleia, a "Medalha do Mérito Farroupilha", que costuma ser concedida a políticos, empresários e líderes locais.

O marido de Marisa, cinco irmãos e três filhos foram agraciados com a "Medalha da 53ª Legislatura". Outros 11 parentes, incluindo as netas, foram homenageados sem receber a insígnia.

Marcos Eifler - 22.jan.2015/Agência ALRS
Deputada estadual Marisa Formolo (PT-RS) entrega medalhas do Mérito Farroupilha a seu irmão Armando
Deputada estadual Marisa Formolo (PT-RS) entrega medalha do Mérito Farroupilha a seu irmão Armando

Cada deputado tem direito a indicar, a cada quatro anos, uma pessoa para receber a medalha principal, com autorização da direção da Casa.

A deputada diz ter arcado com os custos da cerimônia. Mas a Casa cedeu sua estrutura física e o equipamento de som –e, claro, as medalhas. Cada "Medalha da Legislatura" custa R$ 43.

A ideia de conceder o Mérito Farroupilha ao irmão, diz Marisa, foi reconhecer o empenho dele na preservação "dos valores da família" e da cultura italiana. Armando foi sindicalista e produtor rural na serra gaúcha, onde Marisa, 68, tem sua base eleitoral.

Questionada sobre as medalhas, ela afirmou que não há impedimento legal nem moral: "Antiético é esconder a família". Disse que a homenagem reconheceu o papel da família na sua trajetória pessoal e "na sociedade": "Devo tudo aos eleitores, mas também à família. Agradecer é um ato de justiça", disse.


Endereço da página: