Folha de S. Paulo


Retrospectiva: Acidente mata Eduardo Campos, promessa de renovação

O desastre aéreo de 13 de agosto chocou o país ao matar o candidato a presidente pelo PSB, Eduardo Campos, mudando o rumo da campanha à sucessão.

Aos 49 anos, Campos estava em ascensão: começava carreira em nível nacional e era considerado um nome novo e promissor da política brasileira.

Ele viajava do Rio ao litoral paulista quando o jato caiu em Santos. Também morreram quatro assessores e os dois pilotos.

Marina Silva, sua vice na chapa, o substituiu na disputa para em seguida, sob a saraivada de acusações lançadas pelas campanhas dos outros candidatos, desmentir a maioria da previsões e perder sua chance de ir ao segundo turno.

Impossível saber se Campos, em vez de Marina, teria impedido a polarização PT/PSDB. Ao morrer, o candidato tinha 8% das intenções de voto.

No currículo do deputado federal, ministro do governo Lula e presidente do PSB brilhavam mais os dois mandatos como governador de Pernambuco, ambos muito bem avaliados.

Campos representava a esperança de um caminho do meio. Morreu no mesmo dia que o avô, o líder de esquerda Miguel Arraes (1916-2005). Seu funeral reuniu 160 mil pessoas no Recife.

Marlon Costa/Futura Press/Folhapress
Flores e homenagens no túmulo de Eduardo Campos, no cemitério de Santo Amaro, em Recife (PE), neste domingo, Dia de Finados
Flores e homenagens no túmulo de Eduardo Campos, no cemitério de Santo Amaro, em Recife (PE)

Endereço da página:

Links no texto: