Folha de S. Paulo


Paulistanos são vistos como mais egoístas e orgulhosos

A imagem que outros brasileiros têm dos paulistanos piorou na última década, mostra pesquisa Datafolha feita no início de dezembro. Os nascidos em São Paulo são vistos como mais egoístas, invejosos e orgulhosos. Além disso, a ideia segundo a qual trabalhariam mais do que os compatriotas caiu.

A partir de seis afirmações elaboradas pelo instituto, os pesquisadores perguntaram aos entrevistados se concordavam ou discordavam, total ou parcialmente, de cada uma. O levantamento foi feito em todo o país, exceto na capital paulista.

Para 39%, "os paulistanos se julgam melhores que os demais brasileiros". Em dezembro de 2003, quando essa pesquisa foi realizada pela primeira vez, eram 30% os que concordavam totalmente com essa afirmação.

Também aumentou o número de brasileiros de fora de São Paulo que acreditam que os paulistanos têm inveja do resto do país. Antes, 16% achavam isso; agora são 20%.

Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress

Por outro lado, a ideia de que os demais brasileiros invejariam os paulistanos caiu. Na primeira pesquisa, 13% concordavam totalmente que "os brasileiros têm inveja dos paulistanos". São 10% agora.

O Datafolha testou ainda a validade do slogan não oficial "a locomotiva do Brasil", apelo regional antigo, muitas vezes usado por políticos em campanha no Estado.

O instituto perguntou aos entrevistados se eles concordavam com a sentença. Em 2003, 48% estavam totalmente de acordo com a frase; neste ano, são 43%.

"Os paulistanos se importam mais com seus problemas do que com os problemas dos outros", frase que denota egoísmo, também foi posta à prova pelo instituto. Na atual pesquisa, 46% concordaram totalmente com a afirmação, aumento de quatro pontos em 11 anos.

A sexta frase testada pelo Datafolha foi: "Os paulistanos trabalham mais do que os demais brasileiros". Como em todos os demais testes, o desempenho piorou -antes, 25% estavam totalmente de acordo; agora, 20%.

RECORTE REGIONAL

A deterioração da imagem dos paulistanos ocorre num período em que o Estado de São Paulo perde importância relativa no PIB (Produto Interno Bruto), num processo de lenta redução das desigualdades regionais.

Como capital, maior e mais rica cidade do Estado, São Paulo acaba sendo afetada por isso. Crescendo num ritmo menor, passa a ser, naturalmente, menos atraente aos olhos dos que estão longe.

Outro aspecto que pode ter exercido influência na mudança de opinião é a acentuada polarização das últimas eleições nacionais.

Pelo menos desde 2006, o comportamento eleitoral dos paulistas -e, mais fortemente, dos paulistanos- destoa do comportamento dos eleitores do Nordeste, principalmente. Enquanto São Paulo consolidou-se como maior reduto do PSDB, os Estados nordestinos firmaram-se como celeiro de votos do PT.

Em todas os testes da pesquisa, o desempenho dos paulistanos e da capital paulista é sempre pior entre os entrevistados dos nove Estados do Nordeste.

Ao todo, 67% dos nordestinos acreditam que os paulistanos se julgam melhores que o restante dos brasileiros (51% concordam totalmente com a afirmação, 17% concordam em parte).

Para 48% dos nordestinos, os moradores de São Paulo têm inveja dos compatriotas; e 76% concordam que "os paulistanos se importam mais com seus problemas". O Datafolha ouviu 2.896 pessoas em 2 e 3 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos.


Endereço da página: