Folha de S. Paulo


Graça ofereceu sair para consultoria auditar balanço

Durante a reunião do Conselho de Administração da Petrobras, em que se debateu se a companhia devia divulgar um balanço com baixas contábeis atribuídas a corrupção ainda incertas, a presidente Graça Foster, chegou a oferecer o próprio cargo para tentar convencer a PwC a auditar as contas da estatal.

A Folha apurou que a proposta foi feita em forma de consulta ao auditor responsável por assinar os balanços da Petrobras, Marcos Panassol, sócio da PwC, na reunião do conselho na sexta (12).

Graça perguntou se, com sua saída, a PwC aceitaria assinar o balanço, algo que a auditoria tem se recusado a fazer desde que foram reveladas as denúncias do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa à Justiça.

Alan Marques - 30.abr.2014/Folhapress
Graça Foster fala na Comissão de de Fiscalização e Minas e Enegia da Câmara
Graça Foster fala na Comissão de de Fiscalização e Minas e Enegia da Câmara

Com a recusa da PwC, desde outubro, a Petrobras não atendeu o prazo legal para entregar o balanço auditado do terceiro trimestre em 14 de novembro. Em vez disso, a estatal prometeu entregar demonstrações sem aval dos auditores em 12 de junho.

A PwC diz que só vai auditar balanço quando a Petrobras estimar o que foi lançado indevidamente como investimento, e que foi, na verdade, resultado de corrupção.

A decisão de um balanço provisório foi abortada na reunião com conselheiros, porque ainda não se conseguiu calcular o valor real de todos os ativos sem os adicionais atribuíveis à corrupção.

Conselheiros passaram a questionar sobre o risco de se divulgar um balanço com informações ainda imprecisas, o que poderia levar investidores a entrar com novas ações judiciais contra a empresa. Decidiu-se, então, adiar novamente a divulgação, sem nova data prevista.

Caso não consiga apresentar um balanço auditado até 13 de novembro de 2015, a Petrobras perderá seu registro de companhia aberta. Sem o registro, a empresa não poderá ter ações negociadas em Bolsa.


Endereço da página: