Folha de S. Paulo


Ex-gerente será ouvida por procuradores

Procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, que investiga as denúncias de corrupção na Petrobras, esperam ouvir ex-gerente da estatal Venina Fonseca nos próximos dias.

Ainda não há uma data agendada para o depoimento. A funcionária enviou e-mails alertando a atual diretoria da estatal sobre desvios na companhia, segundo revelou o jornal "Valor".

Em e-mail enviado em 16 de janeiro de 2009 ao então diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, Venina Fonseca disse ser fiel a ele, mas que passou por "momentos difíceis" por não conseguir praticar atos contra as regras da estatal.

Reprodução
Venina Velosa da Fonseca, ex-gerente da diretoria de Abastecimento
Venina Velosa da Fonseca, ex-gerente da diretoria de Abastecimento

A mensagem foi divulgada pelo "Jornal Nacional", da TV Globo, nesta sexta (12).

GRATIDÃO

No início do e-mail, Fonseca afirmou ter gratidão pelo fato de Costa, um dos acusados de desvios na Petrobras, ter colaborado para a evolução profissional dela.

"Nos últimos tempos tenho vivido momentos difíceis... diariamente me deparo com situações que geram um grande conflito de valores. Não vou entrar em detalhes porque sei que você sabe do que eu estou falando."

A geóloga detalhou os fatos que a deixavam aflita.

"Quando me deparei com a possibilidade de ter que fazer coisas que supostamente iriam contra as normas e procedimentos da empresa, não consegui criatividade para isto. No meio do diálogo caloroso e intenso ouvi palavras como "covarde", "pular fora do barco" e "querer me pressionar". Esperava mais apoio".

O e-mail faz parte da investigação da comissão interna da Petrobras que investiga as obras da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, nas quais há suspeita de superfaturamento. O material será analisado pela força-tarefa da Lava Jato.

Outras auditorias na estatal serão incorporadas às investigações da operação.

A funcionária não foi localizada nesta sexta pela Folha para comentar a mensagem.


Endereço da página:

Links no texto: