Folha de S. Paulo


Roseana Sarney renuncia ao governo do Maranhão

A menos de um mês do fim do mandato, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), renunciou ao cargo na manhã desta quarta-feira (10), atribuindo a saída a motivos de saúde.

Com sua decisão, ela evita passar a faixa ao governador eleito, Flávio Dino (PC do B), que, com sua vitória, encerrou um ciclo de quase 50 anos de poder do grupo político de José Sarney no Estado.

Dino foi eleito no primeiro turno com 63,52% dos votos. O candidato ao governo apoiado pela família Sarney, Edison Lobão Filho (PMDB), teve apenas 33,69% e ficou em segundo lugar.

Quem assume o cargo é o deputado estadual e médico, Arnaldo Melo (PMDB), que preside a Assembleia Legislativa, porque o vice de Roseana, Washington Luiz, renunciou em novembro de 2013 para se tornar conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Em discurso durante solenidade no Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, Roseana agradeceu o apoio de políticos, de seu partido e dos servidores públicos que trabalharam em seu governo. O pai dela, o ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP), esteve no evento.

Em nota, a governadora atribui sua renúncia a "recomendações médicas". "Nos últimos meses, cumpri uma extensa agenda de visitas, vistorias e inaugurações de obras em dezenas de cidades do Maranhão. Agora, por recomendações médicas, me recolho para um descanso necessário, pelo bem da minha saúde".

Na semana passada, Roseana anunciou a deputados estaduais da base aliada que formalizaria a renúncia na terça-feira (9), mas a governadora aproveitou o dia de ontem para inaugurar obras.

Em abril deste ano, ela já havia anunciado que desistiria de disputar uma vaga no Senado e afirmado que cumpriria seu mandato até o final.

Na terça-feira, o governador eleito Flávio Dino (PC do B) criticou a renúncia e afirmou que Roseana deixará "muitos problemas" para o sucessor, que assumirá o cargo interinamente.

"Eu lamento porque vão ficar muitos problemas para o sucessor dela até o fim do exercício fiscal em 31 de dezembro. Há problema de precatório, dívidas gravíssimas na saúde, convênios não pagos com prefeitos, há um risco de um calote generalizado", afirmou.

Marlene Bergamo - 09.jan.14/Folhapress
A governadora do Maranhão, Roseana Sarney,com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo
A governadora do Maranhão, Roseana Sarney,com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo

CRISES

A peemedebista enfrentou crises e denúncias de corrupção em seu governo. Em agosto deste ano, Meire Poza, ex-contadora do doleiro Alberto Youssef, investigado na Operação Lava Jato, afirmou que a empreiteira Constran pediu que o doleiro subornasse o governo do Maranhão para a empresa furar a fila em pagamentos judiciais.

Na época, o governo do Maranhão afirmou em nota que "não houve favorecimento no pagamento da ação de indenização proposta pela Constran, há mais de 25 anos". "Foi realizado acordo judicial, com acompanhamento do Ministério Público, para negociação dessa ação, que trouxe uma economia de R$ 28,9 milhões aos cofres públicos", afirmou o governo.

A Constran também negou irregularidades.

Roseana conviveu também com uma crise no sistema penitenciário do Estado. Desde 2013, o presídio de Pedrinhas, em São Luís, que ficou conhecido nacionalmente por ser palco de rebeliões, fugas, e decapitações de detentos, registrou 77 assassinatos de presos.

Por causa da violência, o local foi classificado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) como "extremamente violento" e "sem condições de manter a integridade física dos presos".

Um coletivo de advogados chegou a pedir o impeachment da governadora por violações dos direitos humanos devido às mortes nos presídios, mas o pedido foi arquivado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo, que o considerou "inepto" e "sem condições de ser reconhecido".

CARREIRA

Roseana estava em seu quarto mandato como governadora do Maranhão. Foi eleita pela primeira vez em 1994 e reeleita em 1998.

Em 2006, ela perdeu a disputa pelo governo para Jackson Lago (1934-2011), mas assumiu o cargo em 2009, após Lago e seu vice, Luís Porto, terem tido os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.

Em 2010, Roseana foi reeleita governadora no primeiro turno, com 50,08% dos votos válidos. Ela também já foi senadora e deputada.


Endereço da página: