Folha de S. Paulo


Reinaldo Azevedo reúne suas colunas na Folha em livro

Colunista da Folha, blogueiro de "Veja", âncora de programa na rádio Jovem Pan e, agora, "rottweiler amoroso" –o jornalista Reinaldo Azevedo, 53, assume ironicamente o último rótulo já no título de seu novo livro, o primeiro dele pelo selo editorial Três Estrelas, do Grupo Folha.

A obra reúne as 46 colunas que Azevedo publicou desde sua estreia no caderno "Poder" da Folha, em outubro de 2013, até setembro deste ano, quase todas sobre temas relacionados à política nacional.

O arco da coletânea vai, portanto, até um mês antes do primeiro turno presidencial, no pleito que acabaria por reeleger Dilma Rousseff (PT).

Com isso, o livro –francamente crítico ao governo federal, como sabe quem quer que acompanhe o autor– acabou saindo exatamente em meio à crise envolvendo a Petrobras.

"Escrevo sobre o estrutural. O escândalo da Petrobras é o contingente", diz Azevedo, em entrevista por e-mail.

Objeções de um Rottweiler Amoroso
Reinaldo Azevedo
livro
Comprar

"Um escândalo como esse só é possível em uma sociedade que se deixa capturar e sufocar por um Estado gigante. Se o Brasil odeia os ladrões, mas ama a Petrobras, fazer o quê? Voltar a ser roubado é só questão de tempo", acrescenta o colunista.

Sobre os planos do PT para a mídia, tema constante de seus textos, Azevedo diz que "talvez Dilma esteja menos interessada em regular que em ameaçar com a regulação".

E afirma que, embora o título do livro seja uma resposta à então ombudsman da Folha, Suzana Singer, e à colunista de "O Globo" Miriam Leitão –que o compararam a um cão rottweiler–, também evoca "Fragmentos de um Discurso Amoroso", do francês Roland Barthes (1915-80).

"Considero que a crítica, mesmo a mais dura, quando feita com honestidade intelectual, nasce de um ato de amor, que é sempre furioso, contido por regras necessárias de decoro", argumenta.

-

OBJEÇÕES DE UM ROTTWEILER AMOROSO

  • AUTOR Reinaldo Azevedo
  • EDITORA Três Estrelas
  • QUANTO R$ 25 (168 págs.)
  • LANÇAMENTO 24/11, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (avenida Paulista, 2.073, SP)

Endereço da página:

Links no texto: