Folha de S. Paulo


PSDB e PT avançam onde já eram fortes

Em relação ao segundo turno da eleição presidencial de 2010, neste ano o PSDB aumentou sua vantagem como a principal força em São Paulo –maior colégio eleitoral do Brasil–, enquanto o PT ganhou votos nas áreas mais populosas do Nordeste, região em que já predominava.

No pleito anterior, em que José Serra (PSDB) disputou contra Dilma Rousseff (PT), o tucano teve 54,05% dos votos válidos dos paulistas, Estado que governou.

Neste ano, o candidato do PSDB, senador Aécio Neves (MG), aumentou a vantagem de seu partido no Estado em pouco mais de dez pontos percentuais, chegando a 64,31% –aumento equivalente a 3,2 milhões de votos.

Quatro Estados do Nordeste puxaram o aumento de votos de Dilma neste ano, em comparação à primeira disputa da petista. No Piauí, em Sergipe, em Alagoas e no Rio Grande do Norte Dilma apresentou crescimento próximo ou acima dos dez pontos percentuais na comparação.

No contrates entre o desempenho de Dilma nesses Estados, ela amealhou pouco mais de 800 mil votos neste ano, em relação a 2010.

Outro avanço percentual notável aconteceu no Estado do Amazonas, onde Dilma venceu Serra em sua primeira eleição por ampla margem de vantagem –ela teve 80,57% dos votos válidos.

Neste ano, Dilma venceu novamente, mas com margem mais tímida. Ao todo, 64,78% dos votos válidos foram para a petista; o tucano teve 35,22% do total.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: