Folha de S. Paulo


OAB repudia ofensas a nordestinos nas redes sociais e estimula denúncia

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) repudiou nesta segunda-feira (27) a onda de manifestações de discriminação contra nordestinos nas redes sociais após a confirmação da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

Após a vitória, diversas mensagens preconceituosas e racistas proliferaram nas redes sociais. A OAB afirmou que "repudia veemente essas manifestações, contrárias ao conceito exposto na Carta Maior da construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna".

"O Brasil é uma nação plural, tolerante e respeitosa. Essas manifestações preconceituosas contra nordestinos advêm de uma minoria e merece ser repudiada pela sociedade brasileira", afirmou o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

A OAB também pede para que o cidadão que se sinta ofendido ou que testemunhe atos de preconceito denunciem ao Ministério Público Federal.

DESEMPENHO

Foram os eleitores dos nove Estados do Nordeste e Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país, que garantiram a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) com o apertado placar de 51,6% dos votos válidos contra 48,4% do senador mineiro Aécio Neves (PSDB).

Entre os eleitores nordestinos, Dilma teve quase 72% dos votos válidos, um desempenho um pouco abaixo do conquistado por Lula em 2006, quando foi reeleito com 77% dos votos nordestinos. Tamanha liderança regional compensou o desempenho inferior de Dilma nas três regiões vencidas por Aécio: Sudeste, Sul e Centro-oeste.

No segundo maior Estado em número de eleitores (10,7% do total), Dilma derrotou o mineiro Aécio por 52,4% a 47,6%. Embora em menor grau que o Nordeste, Minas também foi fundamental para o triunfo de Dilma.

Em sua conta no Twitter, o humorista Hélio de la Peña criticou as ofensas aos nordestinos. "Não adianta chorar. Democracia é isso. Está na hora de a oposição aprender a fazer oposição. Tenho vergonha do que leio sobre os nordestinos. Nada falam de mineiros ou cariocas. Não é por aí".

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: