Folha de S. Paulo


Obama e outros líderes mundiais felicitam Dilma; confira repercussão

A presidente Dilma Rousseff recebeu ligações de oito presidentes com felicitações pela reeleição nesta segunda-feira (24). Outros 15 chefes de Estado enviaram os cumprimentos por meio de notas oficiais e pelo Twitter.

Entre os cumprimentos estão os do presidente americano, Barack Obama.

Os presidentes que ligaram para Dilma foram: Juan Manuel Santos (Colômbia), Vladimir Putin (Rússia), Ollanta Humala (Peru), Cristina Kirchner (Argentina), Horacio Cartes (Paraguai), Michelle Bachelet (Chile), Rafael Correia (Equador), Nicolas Maduro (Venezuela). São aguardados ainda para hoje as ligações do presidentes François Hollande (França) e do primeiro-ministro Stefan Löfven (Suécia).

Alguns chefes de Estado também parabenizaram Dilma pelo Twitter, como o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Confira abaixo o que ele e outros disseram.

*

(Esperamos) reforçar a colaboração para a segurança mundial e o respeito aos direitos humanos, assim como aprofundar a cooperação bilateral em setores como educação, energia e, inclusive, comércio. (leia mais )

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, em nota divulgada pela Casa Branca

*

Os resultados da votação demonstram que a população apoia a política de Dilma Rousseff que procura o desenvolvimento econômico do país e o fortalecimento de suas posições internacionais, [...] Continuemos o diálogo construtivo e o trabalho conjunto para aumentar a cooperação bilateral em todos os âmbitos.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, em telegrama enviado a Dilma

*

A felicito pela reeleição como presidente do Brasil. Me alegrou que possamos continuar nossa cooperação. Apenas juntos e como parceiros, poderemos superar [os problemas]. Por isso, tenho grandes expectativas a respeito das primeiras consultas bilaterais germânico-brasileiras no Brasil.

Angela Merkel, chanceler alemã, em telegrama enviado a Dilma

*

Uma das maiores democracias do mundo elegeu a sua presidenta. Felicito o povo do seu país, que aproveitou a oportunidade para decidir, em eleições livres e democráticas, o caminho que irá determinar o destino do país nos próximos quatro anos. Como uma democracia estável, o Brasil continua a ser um dos naturais parceiros da Europa e da Alemanha na busca de uma globalização responsável

Joachim Gauck, presidente da Alemanha, em carta

*

Querida companheira e amiga Dilma, felicidades pelo triunfo. Grande vitória da inclusão social e da integração regional, um passo a mais para a consolidação da pátria grande. (leia mais )

Cristina Kirchner, presidente da Argentina, pelo Twitter

*

Parabéns, Dilma, por sua coragem frente a tanta maldade. O povo do Brasil não falhou com a história. Mil abraços de irmandade. Vitória de Dilma no Brasil. Vitória do povo. Vitória de Lula e seu legado. Vitória dos povos da América Latina e do Caribe.

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, pelo Twitter

*

(Nosso governo) saúda o triunfo da companheira. Saúda o modelo de mudança no Brasil e na região.

Evo Morales, presidente da Bolívia

*

Achamos que, sob sua liderança, o Brasil conseguirá grandes avanços em seu desenvolvimento nacional (leia mais ).

Xi Jinping, presidente da China, em mensagem da porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Hua Chunying

*

Desejamos a Dilma todo o êxito no cumprimento da missão que o povo brasileiro lhe confiou de novo. [A reeleição] é uma oportunidade única para consolidar a trajetória inequívoca de construção da democracia e da inclusão social no Brasil, baseada na promoção da igualdade de direitos e de oportunidades, e a estabilidade econômica.

José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, e Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu

*

A França deseja trabalhar em estreita cooperação com o governo brasileiro para impulsionar a parceria estratégica entre os dois países em todos os âmbitos.

Ministério das Relações Exteriores da França, em comunicado

*

Maravilhosa vitória de Dilma no Brasil. Nosso gigante continua com o Partido dos Trabalhadores. Felicitações Dilma, Lula, Brasil!

Rafael Corrêa, presidente do Equador, pelo Twitter

*

Esperamos continuar trabalhando pelo bem de nossos dois países e pela região.

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia

*

Felicitações a Dilma e a todo o povo brasileiro por seu triunfo e desenvolvimento.

Ollanta Humala, presidente do Peru

*

Em nome do governo italiano e pessoalmente, eu gostaria de enviar-lhe as mais calorosas felicitações pela reeleição e desejar-lhe todo o sucesso na realização do seu mandato. As nossas tradicionais relações econômicas apresentam importantes oportunidades de crescimento, tanto no plano comercial como no de investimentos, em especial nos setores mais avançados.

Matteo Renzi, primeiro-ministro da Itália, por carta

*

Parabéns à @dilmabr pela sua reeleição como presidente do Brasil. Meus melhores cumprimentos a ela pelo seu segundo mandato. Espero continuar trabalhando com @dilmabr para fortalecer a relação Índia-Brasil nos próximos anos

Narendra Mod, primeiro-ministro da Índia, pelo Twitter

*

Felicito a presidente brasileira por seu triunfo nas eleições, desejando êxito nesta nova etapa da gestão

Horácio Cartes, presidente do Paraguai


Endereço da página:

Links no texto: