Folha de S. Paulo


Dilma vence em todas as cidades de seis Estados

A presidente Dilma Rousseff, reeleita neste domingo (26), venceu em todas as cidades de seis Estados brasileiros: Amazonas, Amapá, Sergipe, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

A marca é menor do que a registrada no primeiro turno, quando ela venceu em sete. O Maranhão saiu da lista por causa da cidade de São Pedro dos Crentes, a única no Estado em que Aécio Neves (PSDB) foi vitorioso. E por apenas cinco votos: ele obteve 1.256 votos e ela, 1.251.

Editoria de Arte/Folhapress
Brasil vermelho, Brasil azul - Chamada
Brasil vermelho, Brasil azul - Chamada

No primeiro turno, o município havia dado vitória à petista por larga margem: 1.141 contra 556 de Aécio, que ficou em terceiro. A segunda colocada foi Marina Silva, com 799 votos.

Em todos os Estados "100% Dilma", ela ampliou a votação recebida no primeiro turno. O mais índice foi registrado em Sergipe, em que ela recebeu 28,3% mais votos neste domingo, chegando a 772,2 mil (67,01% dos votos válidos).

Por pouco, Dilma também não conseguiu ganhar em todas as cidades de Pernambuco, Estado no primeiro turno havia dado vitória a Marina Silva (PSB), com 63,33% dos votos válidos –a petista ficou com 26,2%. No segundo turno, a presidente venceu em todas as cidades, exceto em Taquaritinga do Norte. Lá, Aécio ficou com 51,52% dos votos válidos (7.340).

O Acre, outro Estado que havia dado a vitória a Marina, com 58,36% dos votos válidos, no segundo turno optou por Aécio Neves. Ele, que havia recebido 22,53% dos votos válidos na primeira disputa, saltou para 69,30% no segundo turno.


Endereço da página:

Links no texto: