Folha de S. Paulo


Entidade estudantil forma quadros para PC do B e UNE

Fundada em 1984, a UJS (União da Juventude Socialista) é uma entidade estudantil ligada ao PC do B. Atualmente, o órgão exerce influência nas direções da UNE (União Nacional dos Estudante) e da Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas).

Quando surgiu –seu primeiro coordenador, em 84, foi o atual ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B)–, o órgão era formado mais por secundaristas; hoje, a maioria é composta por universitários.

O órgão funciona como ferramenta de formação de quadros, uma vez que boa parte dos principais dirigentes do PC do B passaram por lá quando jovens. Procurada no domingo (26), a UJS não respondeu aos pedidos de entrevista.

Entre os que atuaram pela UJS antes de se destacarem no PC do B estão o ex-ministro e deputado federal eleito Orlando Silva (SP), a deputada federal Manuela d'Ávila (RS) e o diretor-presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Manoel Rangel.

Atual presidente da UNE, a estudante de letras Virgínia Barros –conhecida como Vic–, é um exemplo de ascensão pela entidade. Filiada ao PC do B, ela foi dirigente da UJS antes de assumir a UNE.

Desde 2002, quando o candidato do PT à Presidência foi Luiz Inácio Lula da Silva, a UJS apoia os nomes petistas. Também desde o primeiro governo de Lula o PC do B indica o titular do Ministério do Esporte.


Endereço da página: