Folha de S. Paulo


Governador reeleito no Pará critica 'prepotência' da família Barbalho

Reeleito governador do Pará com 52% dos votos, Simão Jatene (PSDB) fez duras críticas a seu adversário derrotado, Helder Barbalho (PMDB), que obteve 48%.

"Essa votação mostra que o Brasil tem mudado, sim, que não aceita mais esse tipo de política. Os jovens perceberam que é possível vencer uma eleição sem lançar mão de uma estratégia superada. Aqueles que não conseguem mais limpar sua história e seu nome acham um jeito de enlamear os outros", disse Jatene na noite deste domingo (26).

Sem citar o nome de Helder ou do senador Jader Barbalho (PMDB), pai do candidato derrotado, o tucano se referiu aos adversários como "velha oligarquia".

"É possível enfrentar e vencer velhas oligarquias sem lançar mão das mesmas armas que eles lançam, é possível ganhar uma eleição ganhando, e não ganhar perdendo", disse.

Jatene, que exercerá seu terceiro mandato no Estado, derrotou Helder por uma diferença de 137.390 votos, vencendo com sobras em Belém, com margem de 203.569 votos. No primeiro turno, o tucano ficou em segundo lugar, com cerca de 50 mil votos atrás de Helder.

"Não tenho mágoa [de Helder], pois sei que tudo isso foi fruto de uma fantástica solidariedade do povo paraense. Tenho uma certa tristeza de que, no século 21, ainda existam grupos políticos que têm a prepotência e a arrogância de se acharem maior do que a própria sociedade, do próprio povo", afirmou.

"Não me recordo de ter visto uma campanha tão longe, cujo mote do horário eleitoral deles era destruir, destruir minha família", disse Jatene, que não recebeu telefonema de Helder reconhecendo a derrota. "Este senhor não me ligou", afirmou.

OPOSIÇÃO

Derrotado, Helder afirmou em entrevista que continuará liderando a oposição ao PSDB no Estado.

"A população paraense, praticamente na sua metade, fez opção por aquilo que nós apresentamos, a mensagem da mudança. Vamos prosseguir nesta caminhada e nesta luta", disse o peemedebista.

"Temos que respeitar a decisão da sociedade. Não me sinto à vontade para buscar razões pela qual o resultado não foi o que esperávamos. A mim, cabe a responsabilidade de, aos 49% que votaram em mim, exercer a posição política, efetivamente continuar na militância política", afirmou Helder.


Endereço da página:

Links no texto: