Folha de S. Paulo


Cinco governadores eleitos vencem de virada no segundo turno

Cinco dos 14 governadores eleitos no segundo turno neste domingo (26) venceram de virada, após terem chegado em segundo lugar na primeira etapa da votação, em 5 de outubro.

São eles: Simão Jatene (PSDB), no Pará; Robinson Faria (PSD), no Rio Grande do Norte; Reinaldo Azambuja (PSDB), em Mato Grosso do Sul; Ricardo Coutinho (PSB), na Paraíba; e José Melo (Pros), no Amazonas.

A maior virada ocorreu no Rio Grande do Norte, onde o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), venceu o primeiro turno com cinco pontos de diferença sobre Robinson Faria (PSD), mas perdeu neste domingo (54% a 46%) para o atual vice-governador, que contou com apoio decisivo do ex-presidente Lula.

Alves, que competiu com apoio de PSDB e PSB,reclamou publicamente de Lula na reta final da campanha e disse que a política pode ser "ingrata" –o ex-presidente gravou um vídeo em apoio a Faria, exibido à exaustão pela campanha do PSD.

Em Mato Grosso do Sul, onde o senador Delcídio Amaral (PT) e o deputado Reinaldo Azambuja (PSDB) chegaram a ensaiar, na pré-campanha, a formação de uma aliança, mas competiram separados e o tucano venceu a disputa após recuperar os quatro pontos de diferença que o deixaram atrás de Delcídio no primeiro turno, e vencer no segundo por 55% a 45%.

No Pará, o governador Simão Jatene (PSDB), que no primeiro turno ficou dois pontos atrás de Helder Barbalho (PMDB), conseguiu vencer de virada, com 52% dos votos, contra 48% do peemedebista.

As outras duas viradas ocorreram em Estados onde a disputa terminou praticamente empatada no primeiro turno: na Paraíba, foi reeleito o governador Ricardo Coutinho (PSB), que havia conseguido 46% dos votos no primeiro turno, um ponto atrás do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). No segundo, o governador teve 53%, contra 47% do tucano.

O outro caso é o Amazonas, onde o governador reeleito José Melo (Pros) teve apenas 1.907 votos a menos que Eduardo Braga (PMDB) no primeiro turno, e venceu neste domingo (56% a 44%).

HISTÓRICO

Desde que o segundo turno começou a valer nas eleições para governador no país, em 1990, 29 candidatos conseguiram vencer de virada, ou seja, ficaram em segundo lugar no primeiro turno, mas venceram no segundo.

O número representa 31% das 94 eleições de segundo turno para governador que ocorreram até 2014.

Se consideradas apenas as disputas deste ano, as viradas ocorreram em 36% dos casos –quase o mesmo índice do percentual histórico.

Desde 1990, o percentual de candidatos que conseguiu vencer de virada tem oscilado. Foram cinco viradas em 1990 (31%, ante as 16 disputas de 2º turno), seis em 1994 (33%), cinco em 1998 (38%), três em 2002 (21%), três em 2006 (30%) e duas em 2010 (22%).


Endereço da página:

Links no texto: