Folha de S. Paulo


'Ganhamos, presidente', diz Dilma a Lula após resultado

Após o resultados das urnas neste domingo (26) declarar a reeleição de Dilma Rousseff, a presidente comemorou a vitória com o ex-presidente Lula e ministros no Palácio do Alvorada.

"Ganhamos, presidente", disse Dilma a Lula, segundo relatos.

Todos ministros e assessores gritaram e se abraçaram após a vitória.

Lula, que faz aniversário amanhã, ganhou um bolo no Alvorada.

Dilma fará um pronunciamento nesta noite em um hotel em Brasília.

Folhapress
Lula ganhou bolo no Alvorada
Lula ganhou bolo no Alvorada

É a 3ª vez seguida em que os brasileiros dão novo mandato a um presidente.

A disputa esteve acirrada desde o início. A primeira reviravolta ocorreu com o desastre aéreo envolvendo Eduardo Campos. Após a morte do pernambucano, o PSB lançou Marina Silva à Presidência, e ela rapidamente colou em Dilma, deixando Aécio em terceiro nas pesquisas eleitorais.

A ascensão meteórica da ex-senadora, porém, não durou. Ela perdeu forças nos últimas dias antes do primeiro turno, e quem avançou para o pleito final contra a petista foi o tucano, que pegou para si o discurso de mudança que ecoou no país durante as manifestações de junho de 2013.

As pesquisas eleitorais colocavam Aécio ligeiramente à frente nas duas semanas seguintes, mas em empate técnico com Dilma. Na semana final, porém, Dilma virou e ficou o tempo todo à frente, com uma vantagem ligeiramente maior que a que Aécio tinha anteriormente: com 52% das intenções de voto no sábado (25), segundo a última pesquisa Datafolha, ela empatava com ele (Aécio tinha 48%) no limite da margem de erro.


Endereço da página:

Links no texto: