Folha de S. Paulo


Grupo fecha trecho da av. Paulista para festejar reeleição; Haddad participa

Um grupo de militantes fechou trecho da avenida Paulista, sentido Consolação, em São Paulo, na noite deste domingo (26), para comemorar a vitória de Dilma Rousseff (PT) nas eleições presidenciais.

Com um trio elétrico estacionado em frente ao prédio da Gazeta, o público que comemora a reeleição ocupa as duas faixas da via, até a esquina com a rua Pamplona. Segundo a Polícia Militar, entre 5.000 e 8.000 pessoas ocupam a avenida.

Segurando um cartaz que atravessa a via com os dizeres "Dilma eleita, agora é constituinte", eles cantam gritos de guerra como "Lula é melhor que FHC" e "viva o socialismo, abaixo o imperialismo".

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), participa da comemoração. Ele foi recebido sob gritos de "puta que pariu, é o melhor prefeito do Brasil".

Uma chuva fraca começou logo que saiu o resultado, e um dos militantes gritou: "Dilma trouxe chuva a São Paulo", em referência à crise hídrica no Estado.

O vendedor ambulante Rodrigo de Souza aproveitou a situação para vender capas de chuva no local, gritando "olha a capa da Dilma".

No entanto, ele disse à Folha que votou em Aécio Neves (PSDB). "Para que aquelas manifestações do ano passado se querem continuar com o mesmo? De que valeu levar tanta borrachada?", questionou, em referência às balas de borracha disparadas pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Vestida com um casaco vermelho bordado com estrelas brancas, a vendedora autônoma Cristina Vicente, 48, disse que votou na petista porque ela é "a mãe dos pobres". "Ela é uma guerreira. Esse Aécio só ia cuidar dos interesses dele, não dos pobres e da classe média", afirmou.

Para o estudante Matheus Policarpo, 17, a presidente consegue "se aproximar das causas sociais" e é o contrário de "tudo o que se tentou nos anos 90 e deu errado".

A professora Luana Moraes, 30, diz achar que, com a petista, "o terreno é mais favorável" para conquistas da classe trabalhadora.


Endereço da página:

Links no texto: