Folha de S. Paulo


Em Nova York, maioria dos brasileiros vota em Aécio Neves

O candidato do PSDB, Aécio Neves, venceu com folga entre os brasileiros que moram em Nova York e região. O tucano somou 82,5% dos votos (7.056). A presidente Dilma Rousseff (PT) teve 15,7% (1.380).

A petista, porém, foi reeleita presidente da República na noite deste domingo (26). Às 20h44, ela tinha 51,52% dos votos válidos. Nesse horário, 98.68% dos votos haviam sido apurados.

No segundo turno, 41% dos eleitores (8.766) registrados na zona eleitoral de Nova York, que abriga ainda eleitores dos Estados de Nova Jérsei e Pensilvânia, compareceram às urnas. No primeiro, foram 40%.

"Moro em Nova York desde 1961, sempre votei. Nesse ano achei o povo mais interessado em votar", afirmou Silvia Dalia, 72.

A zona é a segunda maior fora do Brasil, com 21.240 pessoas cadastradas para votar -8.543 votaram. Fica atrás de outra cidade norte-americana Miami, com 22.294.

Ao todo, há 112.252 eleitores nos Estados Unidos, o país com mais brasileiros no mundo. O Japão é o segundo, com 37.638, seguido por Portugal, com 30.910 eleitores.

A votação em Nova York, em um centro de convenções na rua 46, ocorreu sem transtornos ao longo do dia. Mas, de acordo com o consulado brasileiro na cidade, houve fila no momento da abertura das urnas.

O local atraiu turistas brasileiros curiosos com a movimentação de eleitores. "Procurei na internet para ver onde era, queria ver o movimento, estava doida para saber sobre a votação", disse Lucia Venturoso, 55, paulista de São Joaquim da Barra.

Acompanhada da filha, ela afirmou que chegou a pesquisar se poderia votar durante as férias -só residentes na região podem registrar seu voto em NY, e a transferência do título de eleitor deveria ter sido pedida até maio.

O término da votação foi comemorado ao som de uma corneta pelos 238 mesários e 70
funcionários de apoio que trabalhavam no centro de convenções.

Entre os brasileiros conhecidos, a única que compareceu para votar neste domingo foi a ex-ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Mello.


Endereço da página:

Links no texto: