Folha de S. Paulo


Ex-ator, tucano Simão Jatene terá o terceiro mandato no governo do Pará

Simão Robson Oliveira Jatene, 65, foi um dos fundadores do PSDB e exercerá o mandato de governador do Pará pela terceira vez a partir de 2015.

Com 97% das seções apuradas no Estado, Jatene somava 52% dos votos, e não podia mais ser superado por Helder Barbalho (PMDB), que tinha 48%. Helder vencera o primeiro turno com apenas 50 mil votos (um ponto percentual) de frente.

Filho de imigrante libanês, nasceu em Belém. Na juventude foi músico, cantor, compositor e ator antes de se formar em economia pela Universidade Federal do Pará, onde também lecionou. Concluiu pós-graduação em economia pela Unicamp.

Foi secretário de Estado de Planejamento nos governos Jader Barbalho, nos anos 80, e de Almir Gabriel, nos anos 1990.

Também exerceu cargo de secretário-geral do Ministério da Previdência Social e da Reforma Agrária entre 1985 e 1990, além de secretário especial de Produção entre 1998 e 2001.

Em 2002, em sua primeira disputa por cargo eletivo, elegeu-se governador do Pará. Naquele ano, durante a campanha, teve sua candidatura cassada sob acusação de uso da máquina, mas reverteu o quadro no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Não disputou a reeleição em 2006, mas candidatou-se novamente em 2010, quando derrotou a então governadora petista Ana Júlia Carepa no segundo turno.

Em dezembro de 2013, teve a quinta pior avaliação de um governo estadual em pesquisa realizada pelo Ibope, quando 39% dos entrevistados classificaram sua gestão como ruim ou péssima.

Em abril deste ano, anunciou que deixaria o governo para se candidatar, mas recuou.

Na campanha, ganhou forte apoio de Aécio Neves (PSDB) e de Marina Silva (PSB) no segundo turno. Afirmou que a indefinição sobre sua candidatura o fez perder tempo na disputa com Helder Barbalho (PMDB), candidato derrotado.

Jatene é casado e tem dois filhos e dois enteados.


Endereço da página:

Links no texto: