Folha de S. Paulo


Rodrigo Rollemberg é eleito governador do Distrito Federal

Com 100% das urnas apuradas, Rodrigo Rollemberg (PSB) obteve 812.036 votos e elegeu-se governador, com apoio de 55,5% do 1,9 milhão de eleitores. Jofran Frejat (PR), terminou a disputa com 44,4% (649.597 votos).

O resultado na capital do país foi o primeiro a ser confirmado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por volta das 17h40.

Rollemberg acompanhou a apuração de um apartamento, na Asa Sul de Brasília. Em seu primeiro pronunciamento, o governador eleito adianta que um dos seus primeiros atos no comando do Executivo da capital terá como objetivo aumentar a transparência da máquina pública distrital.

"Vamos fazer um conselho com integrantes da sociedade civil e espalhar paineis pela cidade, revelando gastos do governo", adianta.

Rollemberg afirmou que, até agora, não recebeu cumprimentos do seu adversário nem do atual governado, Agnelo Queiroz: "Meu celular ficou sem bateria, deve ser por isso".

Sobre o processo de transição, o governador do PSB diz esperar uma postura profissional de Agnelo, com quem rompeu no final de 2012: "O Brasil evoluiu, e me dou bem com muita gente da equipe dele. Não vejo dificuldades".

O placar final representa a derrota do grupo político do ex-governador José Roberto Arruda (PR), que desistiu da disputa, sob risco de ter a candidatura cassada pela Justiça.

Frejat, até então candidato a vice, assumiu o posto, tendo a mulher de Arruda, Flávia Peres, como vice.

No primeiro turno, Rollemberg teve 692.855 votos, contra 428.522 de Frejat. O atual governador, Agnelo Queiroz (PT), teve 307.500 na primeira rodada da eleição para o governo do Distrito Federal.

A disputa na capital se acirrou na reta final. Em meados de outubro, Frejat prometeu baixar as tarifas de ônibus a R$ 1. O tema dominou os debates no últimos dias e deu início a uma curva de ascensão do candidato do PR.

Em 15 de outubro, segundo o Datafolha, Rollemberg somava 46% das intenções de voto, contra 35% do adversário.

Na pesquisa realizada na quarta (22) e quinta-feira (23) desta semana, Frejat tinha 36% e Rollemberg, 47%.

Na última amostra, ontem, Frejat chegou aos 37 pontos percentuais e Rollemberg caiu para 46%.


Endereço da página:

Links no texto: