Folha de S. Paulo


Dilma ganha chimarrão de presente ao votar em escola de Porto Alegre (RS)

A presidente Dilma Rousseff ganhou um chimarrão de presente ao votar na escola estadual Santos Dumont, na zona sul de Porto Alegre, na manhã deste domingo (26).

Acompanhada pelo governador gaúcho, Tarso Genro (PT), Dilma foi saudada por apoiadores ao chegar ao local, onde votou às 8h45.

O regalo foi dado por Rogério Leal, fiscal do PMDB, partido que, no Rio Grande do Sul, é rival de Genro. O governador enfrenta o ex-prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori, à frente nas pesquisas.

A presidente, que passou a noite na capital gaúcha, ficou 7 minutos na seção eleitoral e não falou com a imprensa, pois já havia dado, antes da votação, rápida entrevista coletiva no hotel onde ficou hospedada.

Aos jornalistas, a presidente disse que a campanha com Aécio Neves teve "momentos lamentáveis".

'FEDORENTO'

Na saída de Dilma da escola Santos Dumont, houve um princípio de confusão quando o repórter Eros Prado, do programa "Pânico na Band", da TV Bandeirantes, tentou mostrar para a presidente a capa da revista "Veja", na qual o doleiro Alberto Youssef afirmou, em sua delação premiada, que a petista e o ex-presidente Lula sabiam do suposto esquema de desvios de corrupção na Petrobras.

Prado, que representa o personagem O Inconveniente, foi hostilizado por apoiadores petistas, que o chamaram de "fedorento", em referência à crise hídrica do Estado de São Paulo, onde é produzido o programa.

Por causa da reportagem, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) emitiu pareceres favoráveis à campanha de Dilma em relação a pedidos feitos contra a "Veja". Em um deles, censurou a revista, determinando que a publicação não veicule publicidade paga em rádio, TV, outdoor e internet de sua edição desta semana.

Noutro parecer, o TSE concedeu, em sessão extraordinária na noite deste sábado (25), direito de resposta ao PT.

PESQUISAS

Sartori tem 20 pontos de vantagem sobre Genro na eleição gaúcha, segundo o Datafolha.

Já na disputa nacional, ainda de acordo com o Datafolha, Dilma lidera a disputa com 52% dos votos válidos, ante 48% do tucano Aécio Neves.

O quadro é considerado de empate técnico no limite da margem de erro.

A presidente volta para Brasília ainda pela manhã.


Endereço da página:

Links no texto: