Folha de S. Paulo


Disputa pelo governo da PB acirra rivalidades regionais no Estado

De um lado, o governador Ricardo Coutinho (PSB), duas vezes prefeito de João Pessoa. Do outro, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), três vezes prefeito de Campina Grande.

Com dois legítimos representantes das duas maiores cidades do Estado, a disputa pelo governo acirrou a rivalidade regional entre campinenses e pessoenses.

O resultado do primeiro turno não deixa dúvidas: Coutinho teve larga vantagem em João Pessoa e venceu por 56% a 35%. Já em Campina Grande, Cássio teve 58% contra 29% do governador.

Também foi em Campina Grande que o presidenciável Aécio Neves teve sua única vitória numa cidade de porte médio do Norte e Nordeste.

Diante do resultado ruim "na casa do adversário", Cássio e Ricardo intensificaram as agendas de campanha fora de suas bases eleitorais. Também buscaram novos apoios nas cidades onde tiveram baixo desempenho.

O governador Ricardo Coutinho conseguiu dois importantes aliados de Campina Grande: o senador Vital do Rêgo (PMDB), que ficou em terceiro lugar na disputa pelo governo, e seu irmão Veneziano Rêgo, ex-prefeito da cidade.

Foi justamente na maior cidade do interior paraibano, onde prevalece o mote de que "campinense vota em campinense" que Vital teve seu melhor desempenho, com 8% dos votos válidos.

Já Cássio Cunha Lima buscou um reforço dentro do próprio partido: o senador Cícero Lucena (PSDB), que estava afastado politicamente do colega tucano desde que não conseguiu uma vaga na chapa para disputar a reeleição para o Senado.

Lucena, que foi prefeito de João Pessoa entre 1997 e 2004, diz que o partido espera uma votação mais consistente de Cássio na capital no segundo turno.

"Estava cumprindo outras missões, mas neste segundo turno estou integralmente dedicado a dar uma votação expressiva para Cássio na capital", afirma.

O acirramento da disputa fez o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da Paraíba solicitar a presença de tropas federais nas eleições em Campina Grande.

DIVISÕES REGIONAIS

O mapa dos resultados no primeiro turno também mostra uma divisão geográfica dos votos de Cássio e Coutinho nas quatro mesorregiões da Paraíba: Mata (litoral), Agreste, Planalto da Borborema e Sertão.

Ricardo venceu na maioria das cidades da Mata, onde fica a capital, e do Planalto da Borborema. Já Cássio teve melhor desempenho nas cidades do Agreste, onde fica Campina Grande, e no Sertão.

Para o cientista político Ítalo Fittipaldi, professor da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), as rivalidades regionais estão arraigadas na cultura política do Estado e podem ser fator crucial para a definição de uma eleição estadual.

"Cássio representa os grupos mais interioranos, enquanto Ricardo tem um eleitor de perfil mais urbano. Vencerá a eleição aquele que conseguir se sair melhor na base eleitoral onde o adversário é mais forte", afirma.


Endereço da página:

Links no texto: