Folha de S. Paulo


Em MS, petista fica sem último horário eleitoral devido a direito de resposta

Candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Delcídio Amaral (PT) ficou sem o último horário eleitoral na televisão por causa de direitos de resposta obtidos pelo adversário Reinaldo Azambuja (PSDB).

O programa do petista desta sexta-feira (24) à noite exibiu apenas três inserções de direito de resposta do tucano, que somaram 8min40 do tempo total de dez minutos.

No 1min20 restante, foi exibida uma tela azul, com uma inscrição que dizia: "Tempo perdido pela coligação Mato Grosso do Sul com a Força de Todos por infringência à lei eleitoral". O mesmo já havia ocorrido pela manhã.

Sergio Lima/Folhapress/Divulgação
Delcidio Amaral (esq.) e Reinaldo Azambuja, que disputam o segundo turno para o governo de MS
Delcidio Amaral (esq.) e Reinaldo Azambuja, que disputam o segundo turno para o governo de MS

Os direitos de resposta foram concedidos pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em resposta a propagandas de Delcídio consideradas "sabidamente inverídicas" e "distorcidas".

Azambuja obteve, no total, quase duas horas de direitos de resposta neste segundo turno. A coligação de Delcídio acusa o TRE de parcialidade.

O petista, porém, também obteve dois direitos de resposta no último horário eleitoral do adversário, que somaram aproximadamente 4min30.

Segundo pesquisa Ibope realizada nos últimos dias 18 e 19, o tucano tinha 51% –considerando os votos válidos– ante 49% de Delcídio.


Endereço da página:

Links no texto: