Folha de S. Paulo


Durante atos, tucanos criticam PT nas redes e petistas apenas apoiam Dilma

Boa parte dos manifestantes no ato a favor de Aécio Neves (PSDB) na quarta (22), no largo da Batata (zona oeste), estava mais empenhada em tirar Dilma Rousseff (PT) da Presidência do que em eleger o tucano. No dia seguinte, também ali, apoiadores petistas tiveram postura inversa, mais apoiando a candidata que criticando o tucano.

É o que deixa transparecer levantamento das postagens públicas feitas no Facebook, no Instagram e no Twitter durante os dois eventos. A análise foi realizada por três publicitários e um engenheiro, que usaram um software de monitoramento Geofeedia.

O programa permite delimitar uma área específica, a partir de um mapa, e coletar conteúdos (vídeo, foto e texto) publicados em sete redes sociais a partir daquele espaço. Como ambos os atos ocorreram no largo da Batata, a extensão cercada foi a mesma, da rua Mourato Coelho até a marginal Pinheiros, um raio de cerca de 1 km.

Entre os apoiadores de Aécio, a "hashtag" ("etiqueta", em inglês) mais usada foi #MudaBrasil, slogan que faz parte da comunicação oficial do candidato. Entretanto, vários motes contrários a Dilma e ao PT foram populares entre os que publicavam na web; #ForaPT foi o terceiro mais usado, e #ForaDilma ficou na quarta colocação.

Os apoiadores petistas, por sua vez, adotaram com humor um termo usado para criticá-los, "petralhas" –alusão aos personagens "Irmãos Metralha" (citados em história em quadrinhos como quadrilha de ladrões atrapalhados). Virou verbo: "petralhar".

Se fosse definido por um dicionário, o verbete poderia ser descrito como "ato de apoiar Dilma Rousseff".

No encontro tucano, com a presença de 10 mil pessoas segundo a Polícia Militar, estiveram figuras importantes do partido, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e celebridades que apoiam Aécio, como o ex-jogador Ronaldo Nazário e a cantora Wanessa Camargo.

As presenças ilustres estimulam posts nas redes –o pico de postagens foi exatamente na chegada de FHC ao local, entre 20h30 e 21h.

No encontro do PT, ao qual foram cerca de 300 pessoas, o maior volume de publicações ocorreu no início dos shows, entre 23h e 23h30. Chamado "Bonde Valente", em referência ao jingle de Dilma cujo título é "Coração Valente", o evento teve duas "hashtags" oficiais bastante usadas –#13tonsdevermelho e #BondeValente.

A ideia de usar o Geofeedia para monitorar redes durante os atos ocorreu por acaso, diz o publicitário Douglas da Nóbrega, 23. "Nós ganhamos a chance de testar a ferramenta, mas demoramos para escolher um evento", afirma.

"Quando percebemos que os atos de Aécio e Dilma seriam no mesmo local, vimos que era a chance perfeita", conta. Ele montou a pesquisa junto com os publicitários Larissa Sitta, 23, e Junior Siri, 26, e com o engenheiro Marcos Fernandes, 31, que também atua na área.


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