Folha de S. Paulo


Candidatos no RN levam a debate na TV clima beligerante de propaganda

O clima beligerante das propagandas de televisão foi levado ao último debate da eleição para governador do Rio Grande do Norte promovido pela Inter TV Cabugi, afiliada da TV Globo, na noite desta quinta-feira (23).

Adjetivos como radical, arrogante, mentiroso e irresponsável se destacaram no confronto.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), chegou a pedir direito de resposta por ter sido chamado de "cara de pau" por seu adversário, o vice-governador Robinson Faria (PSD), mas não foi atendido.

Os próprios candidatos discutiram durante o debate o tom de "baixaria" de suas campanhas, marcadas por trocas de acusações e direitos de resposta.

Líder de uma aliança de 17 partidos, Alves saiu das urnas no início do mês com vantagem de cinco pontos percentuais (47% a 42%), mas pesquisa Ibope divulgada no último dia 15 mostrou Faria com 45% das intenções de voto, ante 38% do peemedebista.

No programa desta noite, um chamou o outro de "candidato do acordão": o presidente da Câmara, por ter colocado no mesmo palanque as famílias Alves e Maia, rivais históricas no Estado, e o vice-governador, por contar com o apoio velado da mal avaliada governadora Rosalba Ciarlini (DEM), com quem rompeu no início da gestão.

Ao se confundir com temas e termos, cada um ressaltou o nervosismo do outro.

Assim como nas propagandas, Faria elencou escândalos de corrupção envolvendo o nome de Alves, como o da Petrobras e o uso de um avião da FAB por parentes do presidente da Câmara.

"Não tem um julgamento, não tem uma prova. A minha vida é de muito respeito", respondeu Alves, chamando o adversário de "desinformado".

Faria questionou a produtividade de Alves durante seus 44 anos como deputado federal. "É um candidato que adora o exterior. Não pode ver um feriadão que corre para o exterior", afirmou o pessedista.

"É de uma absoluta irresponsabilidade a sua afirmação", rebateu Alves, afirmando que seu adversário "não está à altura de quem quer governar o Rio Grande do Norte".

Quando atacou, Alves repetiu a estratégia de associar reiteradas vezes Faria a Rosalba.

APOIOS

Os dois candidatos se apresentaram como apoiadores da candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

O PT está na chapa de Robinson Faria e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a gravar depoimento de apoio ao candidato.

Desde o primeiro turno, representantes de Alves diz que ele apoia Dilma, embora o candidato tenha "escondido" a presidente em todos comícios acompanhados pela Folha tanto no primeiro, quanto no segundo turno. Na chapa de Henrique Alves estão tanto o PSB de Marina Silva quanto o PSDB de Aécio Neves.

Em alguns programas de TV, o peemedebista utilizou fotos em que aparece ao lado de Dilma e de Lula, afirmando que apoiou, respectivamente, a eleição e a reeleição deles.

Os dois candidatos fariam, após o debate, o ato final de suas campanhas. Mas, pelo adiantado da hora, não tiveram agenda no último dia em que a legislação eleitoral permite discursos.


Endereço da página: