Folha de S. Paulo


Último debate no CE tem tom morno e alvo na segurança pública

O último debate entre os candidatos ao governo Ceará teve tom morno e poucos momentos de discussão entre os candidatos Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB). O debate foi realizado nesta quinta-feira (23) na TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo.

O momento de maior embate entre os candidatos ocorreu com o tema da segurança pública, que tem sido o principal assunto da campanha neste segundo turno.

A Polícia Militar foi jogada no epicentro do embate político após o governador Cid Gomes (Pros) – que apoia Camilo – acusar parte da corporação de estar a serviço da oposição. O governo abriu processo administrativo para demitir 18 militares (entre policiais e bombeiros) que manifestaram apoio aos oposicionistas.

Eunício disse que faltava diálogo do atual governo com a polícia e prometeu concursos públicos nas polícias civis e militares.

"Precisamos abrir diálogo com a polícia e tratar eles com respeito. Reorganizar as polícias é uma prioridade. Hoje várias agências explodem no interior e a polícia demora até chegar no local, o que favorece a bandidagem. Mas tudo passa inicialmente pelo diálogo", disse Eunício.

Já Camilo prometeu uma polícia mais ostensiva e valorização dos salários dos militares.

"Eu estudei muito esse tema e sei quanto custa abrir novas equipes. Vamos trabalhar para ampliação e qualificação da polícia ostensiva, que a que está em contato direto com a população", disse.

O outro tema em que os candidatos debateram de forma mais efusiva foi na área da saúde.

"Antes do nosso governo a única política de saúde pública era levar o paciente do interior até a capital. Hoje temos uma rede de hospitais no interior, além de UPAS e policlínicas. Foi uma realização que mudou a saúde no Estado", disse o candidato da situação.

Já Eunício acusou o atual governo de apenas construir hospitais, mas sem equipa-los com o devido funcionamento.

"Do que adianta construir prédios e não colocar as pessoas para trabalhar neles? Vocês só se importam com construção de prédios, números. Mas não ligam para o drama das pessoas", disse o peemedebista.

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada esta semana, Camilo tem 57% dos votos válidos, contra 43% de Eunício. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais (para mais ou para menos).

Por conta dos incidentes do debate do primeiro turno, quando militantes do PT e do PMDB entraram em confronto em frente à TV Verdes Mares, policiais da tropa de choque dividiram os partidários com cordões de isolamento, evitando contato entre eles.


Endereço da página: