Folha de S. Paulo


Rollemberg mantém liderança para governo do DF com 47% dos votos

O candidato Rodrigo Rollemberg (PSB) mantém a liderança na corrida pelo governo do Distrito Federal segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23). A três dias do segundo turno, Rollemberg tem 47% das intenções de votos, seguido por Jofran Frejat (PR), com 36%. Os votos brancos e nulos somam 10% e os eleitores indecisos são 7%.

Os dois candidatos oscilaram um ponto percentual, para cima, em relação à pesquisa Datafolha divulgada semana passada –quando Rollemberg tinha 46% dos votos e Frejat, 35%. Os indecisos eram 9% e os brancos e nulos permaneceram com o mesmo percentual.

Considerando os votos válidos –sem brancos, nulos e indecisos–, Rollemberg tem 57% e Frejat, 43%. Os percentuais são os mesmos da última pesquisa Datafolha.

Aliados do candidato do PR esperavam um crescimento maior depois que Frejat lançou a principal bandeira de sua campanha: fixar todas as tarifas do transporte público do Distrito Federal em R$ 1. O candidato, que batizou a proposta de "Tarifa Frejat", registrou a promessa em cartório.

O candidato do PR substituiu José Roberto Arruda na disputa, depois que o ex-governador desistiu do pleito em razão da Lei da Ficha Limpa. Arruda foi condenado pela Justiça por envolvimento no mensalão do DEM, no Distrito Federal.

O ex-governador indicou sua mulher, Flávia Arruda, para vice de Frejat. Flávia protagoniza o horário eleitoral ao lado do candidato, com constantes menções à gestão do marido no DF.

AGNELO

Frejat chegou ao segundo turno depois de derrotar o atual governador, Agnelo Queiroz (PT), que não declarou apoio a nenhum dos candidatos. Rollemberg venceu o primeiro turno com 45,2% dos votos, enquanto Frejat teve 27,9% e Agnelo, 20%.

O candidato do PSB é que mais atrai votos dos eleitores do petista. Entre os que declararam ter votado em Agnelo no primeiro, 47% afirmam que agora vão votar em Rollemberg e 21% em Frejat.

Rollemberg também tem menor índice de rejeição. Do total de eleitores, 32% declararam que não votariam de jeito nenhum no candidato do PSB. O índice de rejeição de Frejat é de 44%.

O candidato do PR lidera entre os eleitores de menor renda, com 46% dos votos, enquanto Rollemberg tem maior apoio entre os mais ricos, com 54% dos votos nesse segmento.

O Datafolha ouviu 1.212 eleitores do Distrito Federal entre os dias 22 e 23 de outubro. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com os números: DF-00087/2014 e BR-01162/2014.


Endereço da página:

Links no texto: