Folha de S. Paulo


Pesquisa Ibope coloca Dilma à frente com 54% das intenções; Aécio tem 46%

Levantamento do Ibope coloca Dilma Rousseff (PT) com vantagem de oito pontos percentuais à frente de Aécio Neves (PSDB) na corrida eleitoral.

Segundo a pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (23), a petista tinha 54% das intenções de voto caso a eleição fosse hoje, contra 46% do tucano, considerando apenas os votos válidos.

Como a margem de erro é de dois pontos pontos percentuais, os dois, pela primeira vez no levantamento do instituto, não estão em empate técnico.

Na pesquisa anterior, Aécio tinha 51%, e Dilma, 49%.

Considerando os votos totais, Dilma tem 49%, e Aécio, 41%. Brancos e nulos somaram 7%, e 3% dos eleitores não souberam ou não responderam.

REJEIÇÃO

Dos eleitores entrevistados, 42% disseram que não votariam de jeito nenhum no tucano. A rejeição contra a petista é de 36%.

Também foi perguntado sobre quem deve ganhar a próxima eleição: 51% acham que Dilma conseguirá a reeleição; 38%, que Aécio será eleito presidente; e 10% não sabem ou não responderam.

Foram ouvidos 3.010 eleitores em 203 municípios de 20 a 22 de outubro. O levantamento tem 95% de nível de confiança e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01168/2014.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo".


Endereço da página: