Folha de S. Paulo


Contra abstenção, petista convoca eleitores para votar em MS

A fim de combater a alta abstenção em Mato Grosso do Sul, que foi recorde no primeiro turno (quase 30%, contando ausências, nulos e brancos), o candidato Delcídio Amaral (PT) está fazendo uma força-tarefa, com aliados e na propaganda eleitoral, para convocar os eleitores a votar.

"Muito importante: se você não votou no primeiro turno, não tem problema. Você pode votar normalmente agora", afirma a apresentadora do programa de TV do petista. "Lembre-se: é o seu voto que vai decidir essa eleição."

O recado começou a ser dado no horário eleitoral nesta quarta-feira (22). Cabos eleitorais e aliados também foram orientados a promover a convocação.

Reprodução
Contra abstenção, petista convoca eleitores para votar em MS
Contra abstenção, petista convoca eleitores para votar em Mato Grosso do Sul

Cerca de 370 mil pessoas não votaram no primeiro turno em Mato Grosso do Sul –20% do eleitorado. É o maior índice das últimas três eleições para governador.

Somando brancos e nulos, os votos "perdidos" chegam a 27%.

A análise da campanha petista é que o "mapa da abstenção" atingiu exatamente as regiões em que Delcídio tem mais eleitores, especialmente no norte do Estado, o que ajudou a levar a disputa para o segundo turno.

O petista fez 43% dos votos no primeiro turno, contra 39% de Reinaldo Azambuja (PSDB).

Delcídio, que articulava sua candidatura ao governo há anos, tinha a expectativa de vencer ainda no dia 5. Foi surpreendido, porém, pela ascensão do adversário –que no começo aparecia em terceiro lugar nas pesquisas– e pelo alto nível de abstenções.

"Peço que a população participe. Fale com seus amigos e parentes. Nos ajudem para que todos os eleitores ribeirinhos e assentados possam votar", declarou Delcídio.

FERIADO

O segundo turno em Mato Grosso do Sul terá ainda outro fator que pode estimular abstenções: o feriado do Dia do Servidor Público, que será na terça (28), dois dias depois da votação.

Há o risco de que funcionários públicos "enforquem" a segunda-feira e saiam em viagem, deixando de votar no domingo.

"Vote domingo cedo e depois viaje", vem pedindo Delcídio, durante suas agendas de campanha.

Para Azambuja, o alto número de votos nulos, brancos e abstenções se deve "ao descrédito na política, às pessoas que estão decepcionadas". O tucano afirma que tem "um novo jeito de fazer política", e convoca os eleitores a acreditarem em seu projeto.


Endereço da página: