Folha de S. Paulo


Camilo chega a 57% dos votos válidos e seria eleito no Ceará

Candidato da situação no Ceará, Camilo Santana (PT) assumiu a dianteira na disputa pelo governo do Estado e seria eleito se a votação fosse hoje, aponta o Datafolha.

Pesquisa do instituto em parceria com o jornal "O Povo", mostra o petista com 57% das intenções de voto, ante 43% do senador Eunício Oliveira (PMDB).

Em relação ao levantamento do Datafolha do último dia 15, quando havia empate técnico entre os candidatos, Camilo subiu quatro pontos, e Eunício caiu quatro pontos.

Divulgação - 03.out.14
Ao volante, Cid Gomes (Pros) participa da campanha de Camilo Santana (PT), candidato ao governo do Ceará
Ao volante, Cid Gomes (Pros) participa da campanha de Camilo Santana (PT), candidato ao governo do Ceará

Os números se referem ao critério de votos válidos, que exclui nulos, brancos e indecisos e é usado pela Justiça Eleitoral na divulgação dos resultados oficiais da eleição.

Editoria de arte/Folhapress

Considerando os votos totais, Camilo tem 49% (tinha 45%), e Eunício, 38% (tinha 40%). Brancos e nulos são 5% e indecisos, 8%.

A margem de erro do levantamento, que ouviu 1.240 eleitores nesta quarta (22), é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em uma semana, o candidato do governador Cid Gomes (Pros) também conseguiu reduzir sua taxa de rejeição, de 37% para 33%.

Já o percentual de eleitores que não votaria em Eunício de jeito nenhum avançou: 35% para 38%.

No primeiro turno, Camilo superou Eunício por apenas um ponto: 47,8% a 46,4%.

CAMPANHA

Em disputa que opõe duas siglas da base do governo Dilma Rousseff (PT), os candidatos apostaram no segundo turno na associação à imagem da presidente e do ex-presidente Lula.

Como o PT nacional acertou com Eunício a neutralidade de Dilma e Lula no pleito, os candidatos se valeram de gravações e fotos antigas dos dois na publicidade.

Ex-secretário da gestão Cid, Camilo conta com o engajamento do grupo político que governa o Ceará há oito anos, encabeçado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes (Pros).

O governador, inclusive, pediu outra licença do cargo nesta terça (21) para se dedicar à campanha –já havia se afastado no primeiro turno.

Eunício tem o apoio do PSDB do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB), eleito senador no último dia 5.

A campanha no segundo turno no Estado viu a Polícia Militar assumir papel de destaque nas discussões.

Cid diz que há "milícias" em ação dentro da PM para prejudicar Camilo, e policiais se dizem alvo de retaliações por apoiarem Eunício e o deputado estadual eleito Capitão Wagner (PR), recordista de
votos no Estado e desafeto do governador.

ALIANÇAS

No segundo turno, Eunício conseguiu o apoio do PSB, que teve 3% dos votos para o governo no primeiro turno. Camilo, que encabeça a maior coligação, com 18 partidos, atraiu PSC e Rede, movimento político da ex-candidata ao Planalto Marina Silva (PSB).

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com os números CE-00034/2014 e BR-01162/2014.


Endereço da página: