Folha de S. Paulo


PF faz buscas em comitê de Eunício, que aponta 'intimidação'

A Polícia Federal fez buscas na manhã desta desta quarta-feira (22) no comitê central da campanha de Eunício Oliveira (PMDB) ao governo do Ceará.

Com ordem judicial, quatro policiais e um agente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado procuraram, sem sucesso, por material ilegal de campanha, como camisas, bonés e brindes, itens vetados pela legislação eleitoral.

Segundo resolução deste ano do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), candidato e comitê não podem distribuir itens "que possam proporcionar vantagem ao eleitor", como camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes e cestas básicas.

A operação no comitê no Meireles, bairro nobre de Fortaleza, começou às 8h e durou cerca de 40 minutos.

A campanha de Eunício disse que a batida foi "intimidatória" e teve motivação política. Afirmou ainda que a PF pode ter sido "induzida a erro" por pessoas que querem tumultuar a campanha na reta final.

A PF já havia feito outra blitz na sexta-feira (17) no comitê do peemedebista, em busca de material apócrifo (sem registro do responsável) contra o adversário de Eunício, o petista Camilo Santana. Nada foi encontrado.

Também houve buscas nesta quarta (22) em comitê de Camilo Santana (PT), candidato da situação. A campanha petista disse entender a ação como de rotina e que colaborou com os agentes.

A PF informou ainda que deteve seis pessoas em outra batida em Fortaleza, entre elas três adolescentes, suspeitas de distribuir jornais apócrifos com ofensas a Eunício. Houve apreensão de três caixas com 1.690 mídias.

O material foi levado para a Justiça Eleitoral e as seis pessoas detidas foram liberadas após prestarem depoimento.

A campanha de Camilo disse desconhecer a origem do material apócrifo.

Apoiado pelo governador Cid Gomes (Pros), Camilo é o candidato da situação no Estado. Ex-secretário da gestão Cid, ele venceu o primeiro turno por apenas um ponto percentual de vantagem sobre o senador Eunício.

A disputa continua acirrada no segundo turno. Segundo Datafolha da semana passada, há empate técnico na preferência do eleitorado cearense: o candidato petista tem 53% e o peemedebista, 47%.

Pedro Ladeira/Folhapress
Eunício Oliveira, candidato ao governo do Ceará pelo PMDB
Eunício Oliveira, candidato ao governo do Ceará pelo PMDB

Endereço da página: