Folha de S. Paulo


Em clima de 'já virou', Dilma e Lula fazem ato com artistas e intelectuais

Um clima de "já virou" tomou conta do ato de intelectuais, artistas e juristas pró- Dilma Rousseff nesta segunda-feira (20), no teatro Tuca, em São Paulo.

Ao longo da noite, convidados colaram nos tucanos rótulos como "retrocesso" e "neoliberalismo", reforçando a mensagem de "nós contra eles". A confessa polarização foi resumida por Lula, que contrapôs "a estrela do PT" e o "bico tucano deste país".

"Dilma apanha mais do que eu", disse Lula. Candidato contra Collor e FHC, o ex-presidente criticou o "ódio disseminado" contra o PT, que leva militantes do partido a sofrerem agressões verbais e físicas nas ruas. O "neto do Tancredo Neves" seria um dos propagadores de tanto ódio, segundo ele. "Este rapaz [Aécio] deve ter um problema. Eu jamais teria a petulância de chamá-la de leviana".

Citando a crise da falta de água em São Paulo, Dilma afirmou ser um problema sério de incapacidade de gestão de um grupo político que pretende dirigir o país. "Pretende, porque nós não vamos deixar voltar esse tipo de política que olha pro país de forma irresponsável", declarou.

DIANTEIRA

Antes do primeiro discurso da noite, a cargo do filósofo Mario Sergio Cortela, o presidente do PT, Rui Falcão, pediu o microfone para anunciar o resultado da pesquisa Datafolha, que trouxe Dilma pela primeira vez numericamente à frente de Aécio neste segundo turno, com 52%, contra 48% do tucano, o que significa um empate técnico no limite da margem de erro. Aos gritos de "virou!", a plateia levantou e começou a cantar "olê, olê, olá, Dilma, Dilma".

A presidente foi até uma janela do Tuca para acenar para o público. Entre gritos de "Quem não pula, é tucano!", Dilma começou a pular (assista abaixo o vídeo) e foi ovacionada por apoiadores.

Veja vídeo

No palco, além da presidente e do vice, Michel Temer, e de Lula, estavam o prefeito Fernando Haddad, os ministros Marta Suplicy e José Eduardo Cardozo, o senador Eduardo Suplicy, os ex-ministros Alexandre Padilha e Marcio Thomaz Bastos, a deputada Leci Brandão, os escritores Raduan Nassar e Fernando Morais, os atores Celso Frateschi e Sergio Mamberti, o músico Antonio Nóbrega, o diretor José Celso Martinez Correa, Alfredo Bosi e os rappers Thaíde e Dexter, entre outros.

Titular da pasta da Justiça, Cardozo disse que o sorriso está no rosto "porque estamos na frente nas pesquisas", mas que ainda faltam seis dias". E eles [PSDB] não vão jogar a toalha fácil". E terminou com um "nunca passarão".

Duas personalidades não petistas foram muito aclamadas: Roberto Amaral, ex-presidente do PSB, e Luiz Carlos Bresser Pereira, um dos fundadores do PSDB. Amaral foi aplaudido de pé aos gritos de "Arraes presente, Dilma presidente". Ao tomar a palavra, o pessebista, cujo partido optou por apoiar Aécio, respondeu "Arraes está presente aqui, mas ausente do meu partido".

Para Bresser, ex-ministro de FHC, o pleito de domingo confronta pobres e ricos, desenvolvimentistas e neoliberais. "A presidente Dilma está a um passo de ser reeleita. Os pobres sabem o que Dilma defende e por isso votam nela. Os ricos votam no candidato da direita porque assim defendem seus interesses", afirmou.

Ao tomar a palavra, Fernando Morais puxou uma cantoria ironizando Aécio Neves: "Ó Minas Gerais, quem te conhece não vota jamais". "Essa tucanada não aprende. Quando Aécio anunciou Armínio Fraga, tudo se esclareceu: è voltar ao pior do neoliberalismo, mais um motivo pra votar em Dilma", afirmou.

Zé Celso criticou os tucanos. "O PS de Bosta tem atitude esnobe com o povo", disse. E retrucou o discurso do medo de um segundo mandato de Dilma, incensado pela oposição. "Eu não tenho medo de nada. Se eles ganharem, serão postos abaixo, porque representam uma força de 50 anos atrás".


Endereço da página:

Links no texto: