Folha de S. Paulo


Bendine nega que tenha favorecido Val Marchiori

O Banco do Brasil afirma que a operação de crédito concedida à Torke Empreendimentos, empresa pela qual a apresentadora Val Marchiori pegou empréstimo, seguiu as normas.

A instituição concedeu empréstimo de R$ 2,7 milhões à apresentadora de TV Val Marchiori, a partir de uma linha subsidiada pelo BNDES, contrariando normas internas das duas instituições. Marchiori tinha restrição de crédito por não ter pago empréstimo anterior ao BB e também não apresentava capacidade financeira para obter o financiamento, segundo documentos internos do BB obtidos pela Folha.

O Banco do Brasil, por meio de assessoria, informou que a transação teve seu enquadramento devidamente aprovado pelo BNDES.

O BB acrescentou que não houve excepcionalidade no caso de Val Marchiori e que customizações sobre anotações impeditivas simples de sócios são comuns e aplicadas a milhares de operações.

Questionado meses atrás sobre a parte técnica da operação, o presidente do BB, Aldemir Bendine, negou, por meio de assessoria, que Val Marchiori estivesse nos hotéis da Argentina e do Rio por conta de missões oficiais do banco e disse que a encontrou por coincidência. Ele negou participação na concessão de crédito à Torke.

Fotomontagem
O presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine e a socialite Val Marchiori
O presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine e a socialite Val Marchiori

Questionado nesta segunda (20) sobre e-mail encaminhado por Marchiori, em fevereiro de 2013, sobre outra operação do BB, para empresa de Evaldo Ulinski, Bendine não respondeu.

O BNDES informou, por meio de sua assessoria, que a operação "seguiu todos os trâmites usuais" e "está de acordo com as normas do banco". O BNDES disse que a cláusula que vedaria a locação ou arrendamento do bem financiado não se aplica à empresa mencionada.

A Folha procurou Marchiori no endereço residencial e por e-mail, mas ela não foi encontrada e não respondeu.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: