Folha de S. Paulo


Pesquisa Ibope mostra empate técnico entre candidatos ao governo do Pará

Separados por uma diferença de pouco mais de 50 mil votos no primeiro turno da eleição para o governo do Pará, os candidatos Helder Barbalho (PMDB) e Simão Jatene (PSDB) aparecem em situação de empate técnico em pesquisa Ibope divulgada neste sábado (18).

O peemedebista, com 48% de intenções de voto, está numericamente à frente do governador tucano, que disputa a reeleição e tem 45%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O total de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto foi de 3%. Outros 4% não souberam ou não responderam.

Considerando apenas os votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos, Barbalho tem 52%, e Jatene registra 48%.

No primeiro turno, a diferença entre eles foi de apenas 1,4 ponto percentual. O peemedebista, que é filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), passou para a segunda rodada da disputa eleitoral com 49,88% dos votos válidos, e o tucano teve 48,48%.

A pesquisa divulgada neste sábado foi encomendada pela TV Liberal, afiliada da Rede Globo no Pará, e foi registrada no TRE-PA com o número PA-00052/2014. O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 deste mês, com 812 eleitores entrevistados. O índice de confiança é de 95%.


Endereço da página: