Folha de S. Paulo


Aliados colam em Aécio após evitá-lo

Candidatos a governador do PSDB que esconderam Aécio Neves na campanha do primeiro turno converteram agora o candidato tucano à Presidência em estrela na propaganda eleitoral.

Em Mato Grosso do Sul, no Pará e na Paraíba, Aécio foi quase ignorado enquanto permaneceu na terceira posição na disputa pelo Planalto, atrás de Marina Silva (PSB) e da presidente Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas.

A ascensão do tucano, hoje tecnicamente empatado com Dilma nas pesquisas, alterou os planos dos candidatos locais, que mudaram slogans, motes e até resgataram imagens de Aécio que estavam engavetadas.

Na Paraíba, Cássio Cunha Lima, um dos aliados mais próximos a Aécio no Nordeste, "redescobriu" o tucano. No segundo turno, a propaganda de Cunha Lima, que enfrenta o governador Ricardo Coutinho (PSB), exibiu um discurso de Aécio no Estado feito em 21 de agosto.

Reprodução
Cássio Cunha Lima 'redescobriu' no segundo turno discurso de Aécio de agosto sobre a relação dos dois
Cássio Cunha Lima 'redescobriu' no segundo turno discurso de Aécio de agosto sobre a relação dos dois

No discurso, até então inexplorado na campanha, o senador destaca a relação com Cunha Lima e diz que o paraibano teria "as chaves do Palácio do Planalto" numa eventual gestão tucana.

Em Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja estampou no Facebook uma imagem ao lado de Aécio logo no início do segundo turno. Durante toda a campanha, porém, o presidenciável teve papel secundário na corrida local –sua visita ao Estado, em agosto, quando Marina subia nas pesquisas, foi ignorada pela propaganda na TV.

"A gente precisava fazer com que o Reinaldo se tornasse mais conhecido", diz o marqueteiro do tucano, Rodrigo Mendes, sobre a ausência de Aécio nas propagandas do primeiro turno. "Temos que ter prioridades."

O tucano Azambuja enfrenta Delcídio Amaral (PT) no segundo turno no Estado. No Pará, o governador e candidato à reeleição Simão Jatene (PSDB) praticamente ignorou Aécio na campanha na TV –a exceção foi uma inserção rápida, sem trechos de discursos, sobre visita do tucano a Belém, em setembro.

No segundo turno, porém, Aécio é personagem principal do site de Jatene, com fotos de ambos e a frase "A união vai vencer", slogan novo da campanha. Uma entrevista de Aécio gravada em setembro, onde ele faz apelo por Jatene, é exibida à exaustão no programa eleitoral.

No Amazonas, Aécio não ganhou novos apoiadores após o primeiro turno: o senador Eduardo Braga (PMDB) apoia Dilma, enquanto o atual governador, José Melo (Pros), manteve-se neutro.

Melo reafirma que continuará sem declarar seu voto para presidente, mas passou a flertar com o tucano: abriu espaço em seu programa eleitoral para o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), pedir votos para Aécio na TV.


Endereço da página:

Links no texto: