Folha de S. Paulo


Oposição em SP a tucanos será a menor desde 1998

Com um histórico de atuações apagadas diante de maiorias governistas, a oposição na Assembleia Legislativa de São Paulo terá espaço ainda mais reduzido para contrapor e fiscalizar um novo mandato do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Nas eleições deste ano, PT, PC do B e PSOL elegeram para os próximos quatro anos apenas 18 deputados estaduais –a menor bancada oposicionista desde 1998.

Naquele ano, durante o governo de Mário Covas (1999-2002), a oposição era de 16 deputados estaduais, metade do mínimo necessário para se instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Casa Legislativa.

Na nova legislatura, o PT foi o responsável pela redução da bancada de oposição: a sigla perdeu oito cadeiras.

Na avaliação do líder da bancada petista, João Rillo, a diminuição do espaço da sigla deveu-se a fatores como a "criminalização do PT" pelo PSDB durante a campanha.

Editoria de Arte/Folhapress

"Nós precisamos repensar o modelo de oposição na Assembleia Legislativa de São Paulo. É necessário dialogar mais com os diferentes setores da sociedade", defendeu

Na atual legislatura, para a qual elegeu sua maior bancada desde 1994, a oposição conseguiu instalar apenas uma CPI para apurar suspeitas de irregularidades na gestão estadual: a dos Pedágios.

Foi criada no início do ano graças a um cochilo da base aliada. Para evitar que seu uso como munição contra a reeleição de Alckmin, o governo escalou para a comissão uma tropa de ex-secretários estaduais e emplacou deputado estadual Bruno Covas (PSDB) como presidente.

O parlamentar, eleito deputado federal neste ano, é neto de Mário Covas, cujas gestões em São Paulo também foram alvo de investigação da CPI dos Pedágios.

ISOLAMENTO

O ex-prefeito de Guarulhos (SP) Elói Pietá, que atuou como líder do PT durante a legislatura de 1999 a 2002, lembra que a oposição não conseguiu, naquela época, instaurar nenhuma CPI.

"Não se conseguia fiscalizar a fundo a administração estadual e não havia diálogo do governo paulista com a oposição. Não se conseguia instalar CPI nenhuma ao menos que a base aliada quisesse. Era um completo domínio do governo", lembra.

O atual líder do governo, Barros Munhoz (PSDB), diz que a força de uma oposição não depende do número de deputados.

"É necessário mudar a qualidade da oposição. Uma oposição com qualidade é aquela que dialoga com o governo sobre emendas e projetos. E não uma oposição improdutiva que obstrui tudo o que é levado para votação", critica.


Endereço da página: