Folha de S. Paulo


Parentes ocupam postos-chave na campanha tucana

Andréa Neves não é a única parente do presidenciável tucano Aécio Neves em sua campanha. O marido de Andrea, Luiz Márcio, cuida da agenda nacional do tucano, acertando seus compromissos com coordenadores regionais da campanha nos Estados. Seu quartel-general fica em Belo Horizonte e ele despacha quase diariamente com Aécio.

O primo Frederico Pacheco de Medeiros, que trabalhou com Aécio no governo de Minas Gerais e é diretor de gestão empresarial da estatal Cemig, é o coordenador-geral de logística da campanha.

Ele divide seu tempo entre Minas e São Paulo, onde permanece ao menos quatro dias por semana. Sua principal função é coordenar o envio de materiais como adesivos e faixas para os escritórios regionais de apoio ao candidato.

Fred, como é mais conhecido, é filho de Lauro Pacheco de Medeiros Filho, ex-desembargador que foi procurador-geral de Justiça do governo Tancredo Neves, e de uma sobrinha de Risoleta Neves, que foi casada com Tancredo por 47 anos.

Embora não seja parente direto de Aécio, Oswaldo Borges da Costa Filho, um dos responsáveis pela arrecadação de doações para a campanha, é um dos colaboradores que goza de maior confiança do clã. Discreto e descendente de uma tradicional família mineira, Oswaldinho, como é conhecido, é genro do banqueiro Gilberto Faria, padrasto de Aécio que morreu em 2008.

No governo estadual, Costa Filho foi diretor-presidente da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), um dos órgãos mais poderosos do Estado. É de Oswaldo o jato que o senador usa frequentemente, inclusive em viagens pessoais.


Endereço da página:

Links no texto: