Folha de S. Paulo


Dilma leva vantagem sobre Aécio entre os que dizem conhecer nº eleitoral

Numa disputa muito acirrada, qualquer detalhe pode ser decisivo. Pesquisa Datafolha finalizada nesta quinta (9) mostra Aécio Neves (PSDB) com 51% das intenções de votos válidos ante 49% de Dilma Rousseff (PT). Um empate técnico, com sensível vantagem para o tucano. Levando em consideração as taxas de conhecimento dos números dos candidatos, porém, a vantagem se inverte. Dilma passa a ter 52% dos válidos, Aécio fica com 48%.

Isso ocorre porque há uma proporção maior de eleitores que conhecem o número eleitoral de Dilma, o 13 do PT.

Editoria de Arte/Folhapress

Entre os adeptos da petista, 91% fazem a menção correta de seu número. Já entre os eleitores de Aécio, 79% demonstram saber que ele concorre com o 45 do PSDB.

Por que os eleitores de Dilma conhecem mais o número do PT do que os eleitores de Aécio em relação ao número do PSDB?

O Datafolha não investigou. Mas é possível especular sobre as razões dessa diferença. A primeira teria a ver com a marca do PT. A associação do partido com o 13 provavelmente é mais consolidada que a associação do PSDB com o 45.

A segunda teria a ver com a dinâmica de herança de votos do primeiro turno. Nesta segunda etapa da eleição, Aécio tem uma proporção maior de novos eleitores. Ele herdou 66% dos que votaram em Marina na etapa inicial, por exemplo, enquanto Dilma só herdou 18% dos marinheiros. São eleitores que até a semana passada só precisavam se preocupar com o número da pessebista, o 40.

O Datafolha ouviu 2.879 eleitores em 178 municípios na quarta e nesta quinta. O nível de confiança da pesquisa é 95% (em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-01068/2014.


Endereço da página:

Links no texto: