Folha de S. Paulo


No Nordeste, Dilma diz que gestão tucana não dá atenção aos nordestinos

Em seu primeiro giro pelo Nordeste na campanha para o segundo turno das eleições, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, tem centrado suas críticas ao seu adversário Aécio Neves (PSDB) ao dizer que ele não dá atenção ao povo nordestino.

Em um encontro com a militância de Aracaju, capital de Sergipe, na tarde desta quinta-feira (9), Dilma voltou a comparar as gestões tucanas e petistas na Presidência da República e rebateu novamente a fala do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que o seu eleitor é desinformado.

Dilma estava acompanhada do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e do ministro Miguel Rosseto, ambos integrantes da cúpula de sua campanha, e do governador reeleito de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB),

"É uma fala preconceituosa. O Nordeste, nos últimos 12 anos, mudou para muito melhor. O Brasil cresceu e o Nordeste cresceu mais ainda. Desinformados estão aqueles que acham que o Nordeste é igual ao que era há 15 anos atrás", disse a milhares de militantes em um centro de eventos de Aracaju (SE) na tarde desta quinta-feira (9).

Na segunda-feira (6), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse em entrevista ao UOL, empresa do Grupo Folha, que o PT cresceu no país com o voto dos menos informados. "O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados", afirmou. Ao mencionar o episódio, os militantes fizeram uma grande vaia.

Em seguida, a presidente citou diversos resultados de programas sociais na região Nordeste e disse que o seu principal programa para a educação técnica, o Pronatec, teve 30% de seus participantes entre nordestinos.

"Os dados mostram uma revolução social no Nordeste. Foram 2,2 milhões de trabalhadores nordestinos que fizeram cursos técnicos e profissionalizantes. Sabe o que isso significa? Isso significa que o povo nordestino quer se informar, quer se dedicar, quer se esforçar", disse.

Em contraposição às críticas, Dilma pediu que o Nordeste faça uma "onda" pela sua reeleição. "Eu já pedi uma onda na Bahia para ganhar no segundo turno. Agora, estou pedindo uma onda sergipana, uma onda forte, que nos leve a um segundo turno vitorioso", disse. Dilma ganhou em todos os estados nordestinos, exceto em Pernambuco.

"Eu e o presidente Lula cumprimos o que prometemos de não apenas dar aumento de renda e garantia à educação, mas o compromisso de trazer melhores condições de vida para as famílias", completou.

Preocupada com a alta taxa de abstenção no primeiro turno, Dilma reforçou uma das estratégias da campanha petista e pediu aos militantes presentes que conversassem com conhecidos até o dia 26 de outubro, data da eleição em segundo turno.

"Dia 26 é logo ali. Quando chegar esse dia, quero que você tenha conversado com seus amigos, com seus parentes, com seus vizinhos defendendo nosso ponto que é o ponto do crescimento do povo brasileiro", disse e completou: "Se eles mentem, nós respondemos com a verdade. Se eles destilam ódio, nós vamos responder com a esperança", disse. Dilma venceu em todos os 75 municípios sergipanos no primeiro turno.

A candidata chegou à capital sergipana no início da tarde e seguiu em uma carreata até um centro de eventos de Aracaju. Em quase 40 minutos, a presidente passou por bairros de classe média e baixa da capital. Esta foi a primeira vez na campanha que Dilma participou de uma carreata.

Ao desembarcar do avião, ela foi ovacionada por um grupo de militantes que a aguardavam na saída do aeroporto. Em um carro aberto, Dilma cumprimentou os eleitores e tirou fotos com quem conseguia se aproximar do carro.

No início da sua campanha ao segundo turno das eleições, Dilma resolveu começar pelo Nordeste, região onde conseguiu mais de 12 milhões de votos de vantagem sobre Aécio. Ela obteve 50% dos votos da região no primeiro turno.

Pela manhã, Dilma esteve em Salvador, onde deu entrevista às rádios locais e se encontrou com prefeitos. Depois, a candidata visitou o túmulo da beata Irmã Dulce. Na sequência, seguiu para a Basílica do Bonfim acompanhada do governador Jaques Wagner e do governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT).

Ainda hoje, Dilma irá à Maceió (AL), onde participa de um ato de Mobilização com deputados, prefeitos e representantes dos movimentos sociais.

Na terça (7), a petista desembarcou em Teresina (PI) e em João Pessoa (PB) para um encontro com prefeitos e lideranças políticas. O PT tenta acertar na Paraíba o apoio do atual governador e candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), que disputa o comando do Estado com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB).


Endereço da página:

Links no texto: