Folha de S. Paulo


Júnior Friboi (PMDB) declara apoio a tucano no segundo turno em Goiás

O empresário José Batista Júnior (PMDB), um dos donos do grupo que controla o frigorífico JBS, afirmou nesta terça-feira (7), em comunicado, que o governador Marconi Perillo (PSDB) é o "melhor candidato para Goiás neste momento".

Perillo disputará o segundo turno da eleição contra Iris Rezende (PMDB) –obteve 46% dos votos no primeiro turno, contra 28% de Rezende, ex-governador.

Batista Júnior, conhecido como Júnior Friboi, chegou a apresentar sua pré-candidatura ao governo, mas desistiu no final de maio, em meio a embates internos com o grupo de Iris.

Reprodução/Instagram/juniorfriboi
O empresário José Batista Júnior, conhecido como Júnior Friboi, que desistiu de ser candidato em Goiás
O empresário José Batista Júnior, conhecido como Júnior Friboi, que desistiu de ser candidato em Goiás

Na carta, Friboi diz que o PMDB de Goiás enfrenta a "pior fase de sua história". Afirma ainda que Rezende obteve votação "pífia" e cita a derrota da mulher de Iris para a Câmara e de outros candidatos.

"E, pior ainda, outra derrota diante de Marconi Perillo, o melhor candidato para Goiás nesse momento, se avizinhando o segundo turno", diz o empresário.

Na carta, Júnior Friboi procura se colocar à frente de uma possível reorganização do PMDB goiano após as eleições. Diz que não irá "abandonar" o partido "em hipótese alguma", ainda que "com forte divisão interna e diante de novo revés eleitoral".

Afirma, em referência a Rezende, que sua tentativa de postulação neste ano foi um "projeto atropelado em nome da continuidade de projetos pessoais". E coloca-se à disposição da sigla para "reconstrução do PMDB após o próximo dia 26 de outubro"

"Eis que, por seus méritos pessoais e políticos, por sua modernidade e eficiência, o povo de Goiás reelegerá o governador Marconi Perillo para mais um mandato", diz o peemedebista.

Perillo divulgou e agradeceu o apoio pelo Twitter. "A sua declaração reforça a minha responsabilidade e o meu compromisso com Goiás", afirmou o tucano.

SONHO ANTIGO

Conquistar o poder em Goiás é sonho antigo do empresário, que já passou por PSDB, PTB e PSB.

Atraído ao PSDB pelo próprio Perillo, desistiu da investida em 2005 após enfrentar denúncias de cartel na produção de carne. Ele negou as acusações, a Friboi assinou acordo e a investigação foi para o arquivo em 2009.

A filiação ao PMDB foi bancada pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB), a quem Júnior chama de "padrinho", e pelo ex-presidente Lula.

A campanha de Iris Rezende informou que, por ora, o candidato não se manifestará sobre as declarações de Friboi.

Procurado, o presidente do PMDB de Goiás, deputado estadual Samuel Belchior, não havia respondido até a publicação desta reportagem.


Endereço da página: