Folha de S. Paulo


Biometria identificou 91,5% dos eleitores, diz TSE

Edson Silva/Folhapress
Orientação é que mesário faça até oito tentativas de coletar impressão digital
Orientação é que mesário faça até oito tentativas de coletar impressão digital

Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fechados nesta segunda-feira (6) mostram que o sistema de biometria, quando a impressão digital é usada para a identificação dos eleitores, funcionou em 91,5% dos casos. Ao todo, 21,6 milhões de eleitores estavam cadastrados no sistema.

Durante a eleição, nos casos em que não houve reconhecimento da impressão digital após oito tentativas no sistema de leitura, os eleitores, além de apresentar documentos com foto, tiveram de assinar fichas de votação.

No Maranhão, o candidato Flávio Dino (PC do B), que se elegeu, teve problemas com a identificação. Como não havia levado nenhuma outra identificação, teve de esperar que buscassem um documento original com foto para ele votar.

O percentual de reconhecimento, de acordo com o TSE, é considerado positivo, uma vez que diversos municípios usaram o sistema pela primeira vez. No domingo (5), o presidente do TSE, Dias Toffoli, disse que os casos "pontuais" em que houve problema serão usados para aprimorar o método de votação.

"A identificação biométrica é um sucesso e foi um sucesso. Se houve caso, se houve algum atraso, está mais que claro, pela hora de divulgação [do resultado], que foram casos isolados (...) e sem nenhuma significância", afirmou Toffoli.

Ele também destacou que, parte do problema, foi causado por mesários que não souberam operar corretamente o sistema.

O secretário de tecnologia da informação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Giuseppe Janino, afirmou no fim da tarde deste domingo (5) que é preciso intensificar o treinamento dos mesários que atuam em seções de voto biométrico.

COMO FUNCIONA A BIOMETRIA

Para utilizar a urna biométrica, o eleitor munido de documento com foto e título de eleitor se identifica em sua seção eleitoral e, após a identificação, coloca a sua digital na máquina de leitura acoplada à urna.

Os mesários permitem que sejam feitas até oito tentativas. Após ser identificado pela digital, a urna é automaticamente liberada para o eleitor. Ele vai até a cabine, onde vota em seus candidatos.

A ideia é de que esse processo de votação dure apenas um minuto.


Endereço da página:

Links no texto: