Folha de S. Paulo


Eduardo Suplicy perdeu 2,8 milhões de votos em SP

Eduardo Suplicy (PT), derrotado por José Serra (PSDB) na tentativa de se reeleger ao Senado, teve nas eleições deste ano 2,8 milhões de votos a menos do que havia recebido no pleito anterior, em 2006.

O petista, que é o mais longevo senador paulista desde 1945, teve 6,17 milhões de votos, o equivalente a 32,53% dos votos válidos. Serra teve 11,1 milhões de votos (58,49% do total válido) e foi eleito.

Na última vez que disputou o cargo há oito anos, ele havia recebido 8,98 milhões de votos (47,82%). No pleito deste ano, Suplicy interrompeu uma trajetória de crescimento registrada desde que se elegeu para o cargo pela primeira vez, em 1990: naquele ano, ele teve 4,2 milhões de votos, volume que cresceu para 6,7 milhões em 1998.

Prestes a deixar o cargo após 24 anos no Senado, Suplicy disse ter planos de dar aulas e palestras e que recebeu convite para lecionar na USP Leste. Falou até em cantar "a sério" ao lado dos filhos músicos.

Não há clareza sobre o futuro de Suplicy no PT. Uma alternativa apontada por aliados seria encaixá-lo em alguma área da gestão do prefeito Fernando Haddad, mas gestões para tal ainda não ocorreram.


Endereço da página:

Links no texto: