Folha de S. Paulo


Aécio é o mais votado em NY; Dilma fica em terceiro

O candidato do PSDB, Aécio Neves, foi o mais votado entre os brasileiros que moram em Nova York e região. O tucano somou 56,4% dos votos (4.800). Marina Silva, do PSB, ficou em segundo lugar, com 22,1% (1.885), e a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, terminou em terceiro, com 11,9% (1.015).

Apenas 40% dos eleitores cadastrados para votar na zona eleitoral de Nova York, que abriga ainda eleitores dos Estados de Nova Jersey e Pensilvânia, compareceram às urnas neste domingo (5).

A zona é a segunda maior fora do Brasil, com 21.240 pessoas cadastradas para votar -8.543 votaram. Fica atrás de outra cidade norte-americana Miami, com 22.294.

Ao todo, há 112.252 eleitores nos Estados Unidos, o país com mais brasileiros no mundo. O Japão é o segundo, com 37.638, seguido por Portugal, com 30.910 eleitores.

Os brasileiros enfrentaram filas para votar durante a tarde em Nova York. Faltando menos de duas horas para o fechamento das urnas, as filas dobravam o quarteirão no local de votação, um centro de convenções na rua 46.

"A fila assusta, mas está andando rápido. Levei uns 10 minutos para entrar. Na última eleição [em 2010] estava pior", disse Adriana Costa, 48, que mora na cidade há 18 anos.

Segundo funcionários do consulado brasileiro em Nova York, o movimento aumentou à tarde, pois muitas pessoas deixaram para votar na última hora. Além disso, muitos eleitores que pediram a transferência do título para os EUA neste ano ainda precisaram pegar o documento, o que também atrasou a votação.

Foi o caso de Neusa Lobo, 67, que está na cidade há dois anos e meio e votou pela primeira vez. "Transferi meu título em fevereiro. Quis votar porque quero que o Brasil melhore', disse ela.

A fila, no entanto, já havia acabado às 17h (horário local, 18h em Brasília), hora do fechamento das urnas. Segundo o consulado brasileiro, o último eleitor em Nova York votou às 17h08.

Entre os brasileiros conhecidos, compareceram ao local de votação a ex-ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Mello e a atriz Sonia Braga. A modelo Gisele Bündchen, que vota na cidade, não apareceu para votar.


Endereço da página:

Links no texto: