Folha de S. Paulo


Governador de Sergipe é reeleito no primeiro turno

O governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), 70, foi reeleito neste domingo (5). Com todas as seções apuradas, ele somou 53% dos votos, ante 41% de Eduardo Amorim (PSC).

O peemedebista, eleito vice-governador em 2010, assumiu o governo em dezembro de 2013, após a morte do governador Marcelo Déda (PT).

Sergio Lima/Folhapress
Jackson Barreto, que foi reeleito governador de Sergipe
Jackson Barreto, que foi reeleito governador de Sergipe

Barreto chegou a anunciar que pretendia se aposentar no fim do ano, mas diz ter mudado de ideia por influência de amigos, que insistiram para que concorresse.

Amorim, 51, foi secretário da Saúde no governo João Alves Filho (DEM).

Advogado de formação, Barreto foi duas vezes prefeito de Aracaju, deputado estadual nos anos 1970 e quatro vezes deputado federal.

Com orçamento apertado e enfrentando uma queda nos repasses federais nos últimos anos, o governador teve de pedir empréstimo à União no início deste ano para tocar obras em 21 municípios.

A falta de obras e promessas não cumpridas foram exploradas por Amorim na campanha. Médico, o candidato do PSC também apontou falta de hospitais no Estado.

O peemedebista rebateu afirmando que seu governo recebeu da administração anterior, do DEM, oito hospitais fechados e que conseguiu reabri-los.

Barreto se reelegeu com a promessa de realizar um novo projeto de governo, após ter dado continuidade ao iniciado por Déda.

Ele prometeu cortar ao menos 8 das 26 secretarias existentes no Estado e remanejar recursos para as áreas de saúde e educação.

Também afirmou investir R$ 70 milhões para ampliar o abastecimento de água no interior e disse que 600 novos policiais serão convocados em edital da Polícia Militar até o final do ano, além dos 600 que já foram chamados.

SENADO

Com 49% dos votos, Maria do Carmo (DEM) foi reeleita ao Senado. Em segundo lugar ficou o deputado Rogério Carvalho (PT), com 45%.


Endereço da página:

Links no texto: