Folha de S. Paulo


Atual e ex-governador disputarão segundo turno na Paraíba

O atual governador e candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) disputarão o segundo turno para definir o próximo governo da Paraíba.

Com 100% das seções apuradas, Cunha Lima obteve 47% dos votos, ante 46% do candidato da situação. Vital do Rêgo (PMDB) recebeu 5% dos votos, e os demais candidatos, juntos, não ultrapassaram 2%.

Ex-governador (2003-2010), Cunha Lima, 51, foi eleito senador em 2010. O tucano iniciou a trajetória política como um dos deputados mais jovens da Constituinte, em 1986, aos 23 anos. Também foi prefeito de Campina Grande por três mandatos.

A falta de água em municípios do interior foi explorada por Cunha Lima na sua propaganda na televisão e rádio.

Em um de seus programas mais críticos ao atual governo, o PSDB usou dados que indicam que 27 dos 124 açudes monitorados no Estado estavam secos. O senador também criticou o governo federal pelo atraso nas obras de transposição do rio São Francisco, que ajudariam no abastecimento do Estado.

O candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) gravou mensagem de apoio para os programas de Cunha Lima. A coligação do tucano reuniu 14 partidos e ocupou 7min21s do tempo da propaganda gratuita, contra 5min51s da coligação de Coutinho.

O atual governador usou a propaganda para apontar avanços do Estado durante sua gestão, principalmente na área da saúde. Coutinho, 53, é farmacêutico de formação e foi presidente da Comissão de Saúde durante seus dois mandatos como deputado estadual.

A oposição criticou a gestão de Coutinho especialmente na área da educação e segurança. Durante a campanha, o atual governador foi acusado de ter superfaturado a compra de um helicóptero para uso da Secretaria de Segurança.

A candidata à Presidência Marina Silva (PSB) demorou a aparecer no programa eleitoral de Coutinho. Sua presença na campanha ocorreu apenas na metade de setembro, após um comício realizado no Estado. Marina gravou uma mensagem de apoio dentro de um ônibus em movimento.

Na eleição de 2010, quando Marina ainda era filiada ao PV, a então senadora também apoiou a candidatura de Coutinho.

SENADO

José Maranhão (PMDB) foi eleito senador no Estado com 37,12% dos votos.

A campanha de Maranhão no horário eleitoral ressaltou sua experiência em cargos públicos. O peemedebista já foi governador, vice-governador, deputado federal três vezes e deputado estadual em quatro ocasiões. Sua propaganda também usou o bordão "Zé Maranhão, o senador mãos limpas".

O petista Lucélio Cartaxo recebeu 29,93% dos votos. Cartaxo foi superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa de 2003 a 2014.


Endereço da página:

Links no texto: