Folha de S. Paulo


Ibope aponta provável vitória de ex-governador no Amazonas

Com 46% das intenções de voto, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) pode ser eleito governador do Amazonas neste domingo (5), aponta pesquisa Ibope divulgada na noite desta sexta (3).

Líder da presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado e governador do Amazonas de 2003 a 2010, Braga manteve o mesmo percentual alcançado na última pesquisa, divulgada em 15 de setembro. O atual governador, José Melo (Pros), oscilou positivamente um ponto percentual, passando de 31% para 32%.

Marcelo Ramos (PSB) foi quem mais avançou no período, dobrando as intenções de voto, de 3% para 6%. Chico Preto (PMN) tem 3% e Herbert Amazonas (PSTU) aparece com 2%. Abel Alves (PSOL) e Luiz Navarro (PCB) obtiveram 1%, cada. Brancos e nulos somam 2%, e 7% afirmaram não saber em quem votar.

Levando em conta apenas os votos válidos, Melo tem 35%, e Braga aparece com 51%, próximo ao limite de uma eventual vitória no primeiro turno. Na simulação do segundo turno, Braga aparece com 51%, contra 39% de Melo.

Nas últimas duas semanas, o governador Melo, que tem apoio do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), foi alvo de acusações de utilização indevida da Polícia Militar em sua campanha, e a segurança pública virou tema central do certame.

No dia 17 de setembro, o Ministério Público Eleitoral no Amazonas pediu a cassação da candidatura de Melo. Uma gravação de uma reunião de cúpula da PM do Estado aponta que houve orientações de favorecimento ao candidato –o governador nega as acusações, e o caso ainda tramita na Justiça Eleitoral.

A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00979/2014. O Ibope ouviu 1.512 eleitores entre os dias 1 e 2 de outubro.


Endereço da página: