Folha de S. Paulo


Debate eleitoral esquenta e turbina audiência da Globo

O clima tenso do debate entre os candidatos à Presidência da República promovido pela TV Globo na noite desta quinta-feira (2) se refletiu na audiência do canal.

Com mediação de William Bonner, o evento ocupou quase 2h20 da grade da emissora e teve cinco blocos, nos quais os candidatos se interpelavam uns aos outros ora com temática livre ora com assuntos sorteados.

A transmissão teve média de 20,9 pontos (cada ponto corresponde a 65 mil domicílios na Grande São Paulo), a maior entre os embates entre presidenciáveis neste ano.

O número é alto para o horário em que foi exibido (das 22h51 à 1h17) e elevou a média da emissora em 8 pontos (ou 62%) com relação ao mesmo horário nas últimas quintas-feiras.

O debate teve ainda 48% de share (participação no número de TVs ligadas). No horário, o SBT ficou em segundo lugar com 6,4 pontos e a Record em terceiro com 3,9 pontos.

OUTROS DEBATES

O interesse do eleitor pelos debates eleitorais, neste ano, cresceu conforme a corrida eleitoral foi se desenvolvendo. O primeiro encontro entre os candidatos ocorreu no dia 26 de agosto e foi organizado pela Band. Na ocasião, a emissora marcou 4,7 pontos e ficou em quarto lugar no horário (22h06 às 1h07).

O debate, mediado por Ricardo Boechat, começou com candidatos respondendo a perguntas idênticas, seguiu com eles interpelando uns aos outros e também contou com jornalistas convidados fazendo questionamentos.

Na sequência, o debate promovido por Folha, UOL, SBT e Jovem Pan alcançou 5,3 pontos, com a emissora de Silvio Santos ficando no terceiro lugar de audiência das 17h45 às 19h15.

O evento teve mediação de Carlos Nascimento e teve blocos de perguntas livres entre candidatos e de questionamentos feitos por jornalistas. Já no último domingo (28), o confronto de presidenciáveis organizado pela Record marcou 8,6 pontos e deixou a emissora em segundo lugar de 22h29 à 0h50.

O debate teve uma dupla de mediadores, Adriana Araújo e Celso Freitas, e contou com rodadas de embates diretos e com perguntas de jornalistas.

Um quinto debate, organizado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e transmitido pela TV Aparecida com mediação de Rodolpho Gamberini no dia 16 de setembro, não teve audiência divulgada.


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